QUARTA-FEIRA – 9/MARÇO/2016

a_SaoDomingosSavioSTA. FRANCISCA ROMANA (1384-1440). Rica aristrocata romana, perdeu dois filhos na Peste Negra de 1414. Com o suporte do marido, Francisca praticou a continência e seguiu uma vida de contemplação. Tinha o dom dos milagres e êxtase, via o anjo da guarda, o Purgatório e o Inferno, e previu o final do Cisma do Ocidente. Francisca dedicou-se aos pobres e fundou as “Oblatas de Maria”, comunidade de mulheres sob a regra beneditina, mas sem claustro nem votos formais. Patrona da cidade de Roma.

S. DOMINGOS SÁVIO (1842-1857). Sávio foi um jovem comum, que interiorizou tão bem a espiritualidade salesiana no seu dia a dia, que a sua alegria de menino nunca desapareceu, apenas foi purificada de todo o pecado. Amava muito a Eucaristia e Nossa Senhora. Um dos lemas por ele vivido foi: “Antes morrer do que pecar!”

Isaías 49,8-15; Sal 144,8-9.13cd-14.17-18; João 5,17-30

“O SENHOR CONSOLA O SEU POVO…” (Is.49,8-15). Vale a pena reler as palavras do profeta Isaías – e as do salmista – para meditar na ternura de Deus. Senhor, aumenta a minha fé, para que eu passe já da morte à vida, sim, levanta-me!

“QUEM CRÊ NAQUELE QUE ME ENVIOU (…) NÃO É JULGADO…” (Jo.5,17-30). Logo que Jesus toca na instituição do sábado, os Seus inimigos percebem nitidamente que Ele põe em causa o seu universo. Jesus fala-lhes da Sua relação única com Deus Seu Pai, numa relação de amor e obediência, discurso que desvenda o mistério da Sua vida e da Sua Pessoa. O Filho, tal como O Pai – e junto com Ele – está sempre a “realizar obras” : assim, Ele faz viver (versículo 21), depois julgar (versículo 22), porque O Pai lhO confiou. Jesus retoma a concepção farisaica de um Julgamento final dos bons e dos maus, julgamento depois da ressurreição dos mortos. No final, escutar O Filho e crer nO Pai torna-se uma única e igual realidade (vers.24). Isto mostra que Um e Outro são indissociáveis. A obra de Deus, de criação e salvação, é a que -a cada instante- arranca o mundo e os homens ao caos e ao mal, e lhes reanima a vida. O que Jesus vem anunciar, esse trabalho que Ele realiza no coração de cada um, é um apelo a crer no poder de Deus e no Seu amor. Quem acreditar está já na ressurreição e na vida. Esse não será jugado : já escapou ao julgamento.

Meditações Bíblicas”, tradução dos Irmãos Dominicanos da Abadia de Saint-Martin de Mondaye (Suplemento Panorama, Edição Bayard, Paris. Selecção e síntese: Jorge Perloiro.