Centro Social: Actividades

Funcionando de Segunda a Sexta-feira das 8:00 às 18:30, o Centro Social garante o funcionamento regular de vários serviços:

Na área Sénior:

1. Centro de Dia, consiste na prestação de serviços que contribuem para a manutenção das pessoas no seu meio habitual de vida, visando a promoção de autonomia e a prevenção de situações de dependência ou o seu agravamento. Tem como principais objectivos melhorar a qualidade de vida do idoso, elevar a sua auto estima e mantê-lo como elemento activo da comunidade, sendo protagonista do seu projecto de vida. É frequentado por 35 utentes com almoços diários. Os utentes beneficiam de apoio na alimentação; higiene pessoal; transporte; tratamento de roupas; assistência medicamentosa; apoio na mobilização e na eliminação; apoio psicossocial; actividades de carácter intelectual/formativo; actividades de carácter espiritual/religioso; actividades de carácter preventivo. A par destes serviços é promovido um Plano de actividades semanal sempre de acordo com o interesse dos utentes: teatro, música, jogos, ginástica/aulas de movimento, passeios, bailes , cinema. Todos os utentes beneficiam também dos serviços de cuidado pessoal: cabeleireiro, manicura e pedicura, acompanhamento ao exterior,aquisição de bens e serviços,disponibilização de ajudas técnicas.

2. Apoio Domiciliário, procura prestar cuidados individualizados e personalizados, no domicílio a indivíduos e famílias quando, por motivo de doença ou outro impedimento, não possam assegurar a satisfação das suas necessidades básicas e/ou actividades instrumentais da vida diária. Procura-se também dar apoio psicossocial aos indivíduos e famílias, de modo a contribuir para o seu equilíbrio e bem estar, bem como colaborar na prestação de cuidados de saúde(através da administração de medicamentos prescritos e marcação e acompanhamento de consultas). Assiste e acompanha 30 pessoas nas suas casas. São prestados os serviços de higiene pessoal e habitacional, tratamento de roupas, refeições e compras, cabeleireiro ao domicílio, acompanhamento a consultas, visitas de conforto e apoio pessoal. Temos como objectivos:

  • Favorecer e privilegiar a permanência do utente no domicilio e no meio familiar e social;
  • Colaborar com as famílias, prestando-lhes o apoio necessário bem como o acesso a ajudas técnicas necessárias;
  • Reforçar as capacidades e competências dos cuidadores informais;
  • Criar e promover condições de autonomia e bem-estar ao estimular a participação dos próprios na resolução dos seus problemas.
  • Todo o processo individual dos utentes, contempla actividades lúdicas e de lazer, maneiras eficazes para melhorar a auto estima, a qualidade de vida, o resgate da memória e estimular as funções cognitivas dos idosos.
  • Sempre que possível as actividades dos utentes do Apoio Domiciliário são em conjunto com os utentes do Centro de Dia.

3. Atendimento Social de Emergência onde é prestado apoio a famílias carenciadas, proporcionando distribuição mensal de cabaz de alimentos, através do Banco Alimentar.

4. Outras actividades permanentes e iniciativas propostas por outros parceiros sociais.

Na área da infância:

1. Creche. A creche acolhe crianças, proporcionando a continuidade dos cuidados assegurados pela família, num ambiente seguro,tranquilo,harmonioso e afetivo,onde a criança se sente confiante e feliz. Tem capacidade para 10 crianças.
É nossa intenção que a criança aprenda a conhecer-se, não só a si mesma, como à sua família e aos outros e a interagir com o mundo que a rodeia. Assim, pretendemos proporcionar às crianças um ambiente que estimule e incentive os seus interesses e curiosidade.
A criança atinge estes objetivos através da atividade lúdica e das suas descobertas no quotidiano. No entanto, é de extrema importância favorecer um ambiente relacional seguro e acolhedor, em que a criança é valorizada e escutada.
A prática pedagógica procura incutir valores de “excelência”, valores humanos, sociais e morais que ajudem a criança a conviver em grupo, a respeitar, e a treinar relações interpessoais.
É importante proporcionar experiências positivas através de uma educação que forme atitudes coerentes em que as palavras são acompanhadas de ações e gestos que elevam competências ao nível do ser e do estar.
A partilha, a solidariedade, a amizade, o amor, (…) são valores apreciados e valorizados no seio da Instituição.
Cabe aos adultos de referência proporcionar e promover momentos de afeto, brincadeira e descobertas valorizando cada conquista, incentivando a criança pela positividade e criando nela a vontade de explorar ainda mais.
A creche propõe como objetivos gerais: que a criança deve ser capaz de crescer e aprender num ambiente confortável, assente numa relação de bem-estar e afeto; sentir-se confiante e segura no seu dia-a-dia na valência da creche; sentir-se respeitada nas suas características e ritmos, bem como nos hábitos individuais.
Todos estes objetivos, serão propostos a adquirir através de diversas atividades que estimulem a criança a alcançar e ultrapassar todas as dificuldades surgidas ao longo do ano letivo.
Proporcionar um desenvolvimento individualizado, num clima de segurança afetiva e física, contribuindo para o seu desenvolvimento global.