S. JOÃO DAMASCENO (675-749). Tido como “o último dos Padres da Igreja” pela Igreja Ortodoxa, é mais conhecido pela sua contundente defesa da veneração dos ícones. A Igreja católica considera Doutor da Igreja este tamchamado “Doutor da Assunção” por causa dss seus escritos na defesa da Assunção de Nossa Senhora.
Isaías 29,17-24; Sal 26,1.4.13-14; Mateus 9,27-31
QUE SE FAÇA COMO ACREDITASTES! (Mat.9,27-31). O simbolismo da noite tem com frequência uma conotação negativa. Dizemos estar “na noite”, quando, apesar de saber perfeitamente onde estamos, nos assaltam as dúvidas e a angústia. Deus, “no princípio criou o céu e a terra, e as trevas pairavam sobre o abismo…” Mas Deus, em primeiro lugar, fez a luz. Compreende-se facilmente a alegria dos dois cegos, há tanto tempo privados da luz do sol. Agora, sentem-se libertos da imensa prisão das trevas, da dependência dos factos e gestos do dia-a-dia. Tornaram-se senhores da sua vida e já sabem por onde andam. “Faça-se segundo a nossa fé”, para que os nossos olhos se abram a Jesus, luz que foi dada a todos os homens deste mundo. Ele só pede que nos deixemos tocar, para O poder contemplar. Senhor que eu saiba dar-Te graças e pressinta já, apesar do frio e da obscuridade do inverno, aquilo que espero e desejo: O Reino de Deus com a Sua paz e alegria, na minha vida.
Meditações Bíblicas”, tradução dos Irmãos Dominicanos da Abadia de Saint-Martin de Mondaye (Suplemento Panorama, Edição Bayard, Paris). Selecção e síntese: Jorge Perloiro.
Deverá estar ligado para publicar um comentário.