1º SÁBADO – 5/DEZEMBRO/2015

SaoGeraldoSagraAfonsoHenriquesS. GERALDO (1109). O domínio do canto litúrgico valeu a este monge de Moissac ser chamado a Toledo (Espanha), e depois a Braga (Portugal) para cuja diocese foi escolhido como Arcebispo, onde promoveu a vida monástica e a reforma litúrgica, pastoral e disciplinar. A autonomia eclesiástica de Braga foi o prenúncio da independência do Condado Portucalense. Está sepultado na Sé Catedral de Braga.

S. FRUTUOSO (665) e S.MARTINHO DE DUME (520-79). S.Frutuoso, natural de Astorga (norte de Espanha), fundou mosteiros por toda a Galiza, veio para o cenóbio de Dume em 653 ascendendo daí à prelatura bracarense três anos depois. S.Martinho de Dume “não só introduziu um modelo de vida cenobítica como, promovendo a conversão do povo suevo, conseguiu ambiente de paz suficiente para reorganizar a sua Igreja, doutriná-la e transmitir aos clérigos normas de vida exemplares; preocupou-se em dotar a sua Igreja com textos fundamentais, nomeadamente com os textos conciliares da Igreja Oriental, mas cuidou sobretudo duma pastoral directa, atenta às situações, interveniente e benevolente”, sintetizou Aires Nascimento.

Isaías 30,19-21. 23-26 ; Sal 146,1-6 ; Mateus 9, 35–10,1. 6-8

“IDE…” (Mat.9,35–10,1.6-8). Ao ler este evangelho, é natural pensar nos sacerdotes. Com efeito, eles são, hoje, enviados de forma particularmente radical, tal como os apóstolos foram enviados por Cristo, há 2000 anos, para anunciar O Reino e administrar os sacramentos. Porém, os sacerdotes não têm a exclusividade desta missão : uma das grandes intuições do Concílio Vaticano II foi ter considerado sacerdotes todos os baptizados. E, uma vez que o baptismo nos confere o triplo estado de sacerdote, profeta e rei, todos somos chamados a continuar a missão de Jesus junto do homens. São 4 as condições que o bom pastor espiritual deve ter. Em 1º lugar o amor. De facto, a única virtude que O Senhor exigiu a Pedro, para lhe entregar o Seu rebanho, foi a caridade; logo depois, a vigilância, para estar atento às necessidades das ovelhas; em terceiro lugar, a boa doutrina para alimentar o espírito dos cristãos e levá-los à salvação; e, por fim, a santidade numa integridade de vida, sendo esta a principal de todas as qualidades. Temos que orar insistentemente para nunca nos faltarem bons exemplos e bons pastores, em especial, pelos que Deus constituiu como exemplo para a nossa vida e como pastores das nossas almas. Porque esta missão nos chama a todos, respondamo-lhe! Senhor, dou-Te graças pelos irmãos e pastores santos que puzeste no meu caminho. Dou-Te graças pelo Papa Francisco, modelo de fé e de fortaleza, caldeada na oração e no cuidado dos mais fracos; pelo Patriarca Manuel Clemente e pelos nossos párocos, que nos apontam os caminhos de Cristo entre as vagas alterosas deste tempo. Virgem Santa Maria!, intercede por eles e por todos nós.

Meditações Bíblicas”, tradução dos Irmãos Dominicanos da Abadia de Saint-Martin de Mondaye (Suplemento Panorama, Edição Bayard, Paris). Selecção e síntese: Jorge Perloiro.