1ª QUINTA-FEIRA – 3/DEZEMBRO/2015

SaoFranciscoDeXavierS. FRANCISCO XAVIER (1506-52). Com STO lnácio de Loiola, esteve na origem da Companhia de Jesus. Na lndia e Japão, esgotou-se para dar a conhecer Cristo. Morreu antes de poder entrar na China. A Igreja Católica considera que terá convertido mais pessoas ao cristianismo do que qualquer outro missionário desde S.Paulo, merecendo o nome de “Apóstolo do Oriente”. É Padroeiro das missões.

Isaías 26,1-6; Sal 117,1.8-9.19-21.25-27a; Mateus 7,21.24-27

“NÃO BASTA DlZER: “SENHOR, SENHOR…” (Mat.7,21.24-27). Jesus convida à verdade, a fugir das ilusões. Sabemos quanto o coração humano está dividido entre o desejo de Deus, que vive no mais profundo de nós mesmos, e o combate travado no quotidiano, por se viver no tempo. É a tensão espiritual entre o que somos e o que gostariamos e deveriamos ser. Mas, quantas tempestades não derrubaram já este frágil edifício! E, todavia, depois de cada derrocada, reconstruímo-lo, porque o desejo de viver é mais forte que tudo o resto e, também, porque o poder e a força da graça de Deus, nos ajuda a levantar. Até ao dia em que, talvez depois de ter tentado tudo, nos vamos reencontrar sobre a rocha nua, quando se revelerá então, para nossa grande alegria, a Sua ternura e misericórdia. Meu Deus ! porque não coloquei mais cedo a minha vontade nas tuas mãos?

Meditações Bíblicas”, tradução dos Irmãos Dominicanos da Abadia de Saint-Martin de Mondaye (Suplemento Panorama, Edição Bayard, Paris). Selecção e síntese: Jorge Perloiro.