QUARTA-FEIRA – 2/DEZEMBRO/2015

SantaMariaAngelaAstorchBTO. JOÃO DE RUYSBROECK (1293-1381). Cognominado de “Admiravel”, este flamengo, primeiro, sacerdote na igreja de STA. Gudula, depois eremita e director espiritual na floresta de Soignes, é o autor de muitas obras : “As Núpcias espirituais”, “O Reino dos amantes de Deus”, que sublinham as virtudes do desprendimento, da humildade e da caridade, obras que o classificam entre os grandes escritores místicos.

BTA. MARIA ÂNGELA ASTORCH (1592-1665). Mística, na linha de STA Gertrudes de Hefta, beatificada por S. João-Paulo ll, em 1982, quando lhe chamou “a mística do Breviário” salientando nela a sua grande devoção à Paixão de Cristo e ao Sagrado Coração de Jesus, com espiritualidade apoiada na liturgia e na leitura da Bíblia e da Patrística.

Isaías 25,6-10a; Sal 22,1-6; Mateus 15,29-37

“TENHO COMPAIXÃO DESTA GENTE…” (Mat.15,29-37). Grito que hoje sai do coração de Jesus: “Tenho compaixão desta multidão”, grito que nos ensina muito sobre o amor clarividente e eficaz dO Senhor. Somos convidados não só a voltar o olhar para a última vinda dO Senhor “para tomar lugar à Sua mesa e receber de Suas mãos O Pão do céu”, mas sobretudo, a preparar-nos desde já. Ele conhece o coração de cada um, com as suas riquezas, as suas feridas, a sua fome e sede, e pede-nos apenas uma modesta contribuição – sete pães e alguns peixes – e que nos decidamos a entrar no Seu banquete. No tempo de Jesus “as multidões aproximavam-se d’Ele…” pedindo-lhE que lhes curasse as doenças. Também no mundo contemporâneo se fala muito de curas e conhecemos gente, alguma até próxima, que recorre a curandeiros que prosperam num verdadeiro negócio. Mas não nos iludamos: a cura atribuida a Jesus pelas multidões não é mágica. Ela só se alcança pela fé. Vamos reler o episódio da Cananeia para que Jesus possa dizer-nos: “Grande é a tua fé! Faça-se como tu queres” (Mat.15-28). A Eucaristia é um meio de nos sustentar a fé: “Diz uma só palavra, e eu serei curado.”

Meditações Bíblicas”, tradução dos Irmãos Dominicanos da Abadia de Saint-Martin de Mondaye (Suplemento Panorama, Edição Bayard, Paris). Selecção e síntese: Jorge Perloiro.