QUARTA-FEIRA – 25/NOVEMBRO/2015

A_BeatosLuigiEMariaBeltramiBEATOS LUIGI (1951) e MARIA BELTRAME (1965). Esposos, pais de quatro filhos, que “viveram de forma extraordinária a vida comum” e foram o 1º casal da Igreja católica a ser elevado aos altares. Beatificados por S. João-Paulo II, em 2001.

BEATO JACINTO SERRANO LOPEZ (1901-36). Sacerdote dominicano, músico e quimico, detido e fuzilado na Guerra Civil Espanhola, enquanto clamava: “Viva Cristo Rei!”

Daniel 5,1-6.13-14.16-17.23-28; Daniel 3,62-67; Lucas 21,12-19

O COMBATE ESPIRITUAL (Luc.21,12-19). As afirmações de Jesus remetem-nos para a experiência dolorosa vivida por muitos dos nossos irmãos cristãos. Somos por isso incitados a intensificar a nossa oração por eles, e a “combater pela fé” (1 Timóteo 6,12), onde quer que estejamos. Este combate espiritual incumbe-nos de, com a ajuda dO Espírito, fazer recuar a violência, os medos e os desejos de poder que nos tocam o coração. Porque a conversão pessoal – nunca o esqueçamos ! – repercute-se no Corpo de Cristo e no mundo inteiro. “Vão deitar-vos as mãos e perseguir-vos…” Ao ouvir estas palavras de Jesus estamos no centro da história das primeiras comunidades cristãs que, muito depressa, conheceram a perseguição. E em todos os períodos da História que, sem excepção, viram correr o sangue dos mártires. Nos nossos dias, seguimos com angústia e horror, o que se passa no Iraque, na Síria, na Nigéria e em todo o mundo… numa perseguição mortal, em especial aos valores cristãos. Jesus, com estes avisos, quer fazer compreender aos discípulos que, se quiserem acompanhar o Mestre, têm também que entrar como Ele num caminho pascal. Caminho que lhes pode ser trazer muita troça e incompreensão. Um caminho de humilhação e de união a Ele. Interroguemo-nos sobre o que, na nossa vida, deve morrer !

Meditações Bíblicas”, tradução dos Irmãos Dominicanos da Abadia de Saint-Martin de Mondaye (Suplemento Panorama, Edição Bayard, Paris). Selecção e síntese: Jorge Perloiro.