QUINTA-FEIRA – 26/NOVEMBRO/2015

BeataCaetanaSterniBTA. GAETANA STERNI (1827-89). Religiosa italiana, fundadora da Congregação das Filhas da Divina Providência, ao serviço dos pobres. Beatificada por S. João-Paulo II em 4/Nov./2001 junto com outros sete, entre os quais Frei Bartolomeu dos Mártires.

BTO. TIAGO ALBERIONE (1884-1971) Sacerdote piemontês, fundou os dez Institutos da “Família Paulista”. Dizia, sobre o trabalho em geral: “Trabalho redentor, trabalho fatigante, trabalho de apostolado, trabalho de ganha pão. Não será este o caminho da perfeição: pôr ao serviço de Deus todas as nossas forças, mesmo as físicas?”

Daniel 6,12-28; Daniel 3,68-74; Lucas 21,20-28

CONFRONTADOS COM A “COVA DOS LEÕES.” (Dan.6,12-28). Quem não conhecerá esta história de Daniel na cova dos leões? Apesar do seu sabor a lenda, é uma história rica de ensinamentos. Mas não haverá nela, tal como no episódio dos 3 jovens na fornalha ardente (Dan.3), uma mensagem de esperança ? Sim! Deus está connosco nas dificuldades: na cova dos leões e nos medos. Aprendamos a ter confiança num Deus tão próximo e sintonizemo-nos com as orações e o louvor dos nossos predecessores na fé.

QUANDO A MORTE NOS FALA DUM REENCONTRO (Lucas 21,20-28). A morte é uma catástrofe. Ela faz-nos deixar tudo o que tivermos construido: êxitos profissionais, família, rede de relações, casa, país, cultura… Esta perspectiva pode levar-nos ao desespero. Todavia, para um cristão, ela é também esperança, pois corresponderá ao reencontro com O Filho do homem, a menos que Ele volte antes do fim da nossa vida. Para nossa grande felicidade, levantar-se-á então a cortina que nos impede de ver o Seu amor infinito e aqueles que já partiram. Peçamos aO Senhor que fortifique a nossa fé e nos ajude a ver a beleza da vida eterna, onde Deus enxugará todas as lágrimas. “Que a Tua Vontade actue em mim! Meu Pai, eu abandono-me a Ti. Faz de mim o que quizeres. Seja o que for que fizeres de mim eu To agradeço. Estou disposto a tudo. Aceito tudo, para que a Tua Vontade se realize em mim e em todas as Tuas criaturas. Nada mais desejo, Meu Deus. Coloco inteiramente a minha alma nas Tuas mãos. A Ti me entrego, Meu Deus, com todo o amor do meu coração, porque Te amo.” Charles de Foucauld, eremita no deserto do Sara.

Meditações Bíblicas”, tradução dos Irmãos Dominicanos da Abadia de Saint-Martin de Mondaye (Suplemento Panorama, Edição Bayard, Paris). Selecção e síntese: Jorge Perloiro.