TERÇA-FEIRA – 24/NOVEMBRO/2015

A_MartirioDeAndreDunLacSANTOS. ANDRÉ DUNG-LAC e CC, Mártires no Vietname (séc. os XVIII e XIX). Canonizados por S.João-Paulo II (1988). Leigos: 59 vietnamitas; missionários foram 10 franceses, 2 espanhóis e 37 vietnamitas. André Dung-Lac que desejava testemunhar Jesus Cristo com o martírio, dizia: “aqueles que morrem pela fé sobem ao céu”.

Daniel 2,31-45; Sal 3,57-61; Lucas 21, 5-11

VIVER O PRESENTE (Luc.21,5-11). Tal como os discípulos, somos tentados a apenas admirar “as pedras dO Templo”, ou seja os aspectos exteriores e tangíveis das realizações humanas. Ora, este mundo está destinado a desaparecer para que possa surgir a Nova Criação. Todavia, devemos aprender a viver intensamente o momento presente, sempre em comunhão com os outros. “O inferno é uma eterna solidão onde O Amor não entra”, escreveu F. Varillon S.J. Optemos pois por privilegiar aquilo que tem valor de eternidade : o “amor” vivido no quotidiano com respeito mútuo, a “escuta”, o “acolhimento”, a “partilha”, etc..

Meditações Bíblicas”, tradução dos Irmãos Dominicanos da Abadia de Saint-Martin de Mondaye (Suplemento Panorama, Edição Bayard, Paris). Selecção e síntese: Jorge Perloiro.