DEDICAÇÃO DA BASíLICA DE SANTA MARIA MAIOR. A liturgía recorda hoje a consagração de uma das quatro grandes Basílicas de Roma, dedicada à Virgem Maria, em 432. O templo de pedra recorda-nos a construção espiritual da Igreja, feita de pedras vivas.
BTO. FREDERICO JANSSOONE (1838-1916). As obras na Terra Santa estiveram sempre presentes no coração do apostolado deste franciscano que viveu sucessivamente em França, na Palestina e no Canadá. Foi beatificado em 1968.
Números 13,1-2. 25 –14, 1. 26-29. 34-35 ; Sal 105, 6-7a.13-14. 21-23 ; Mateus 15, 21-28
DISCERNIR O MOMENTO FAVORÁVEL (Num.13,1-2-25-14,1.26-29.34-35). O Livro dos Números mostra-nos como a conquista da terra prometida é causadora de medos como qualquer novidade que suscita um esforço e, inevitavelm ente, provações. Os comentários rabínicos fazem notar que no Capítulo13, versículo 2, O Senhor diz a Moisés : “Tu envia homens”. Ora, no seu regresso, os exploradores falam não apenas a Moisés, mas também a Aarão e a todo o Israel, curto-circuntando assim uma etapa essencial : a d a preparação do povo para a conquista com a mediação de Moisés. Dois versiculos que sublinham bem a importância da preparação, das mediações e do discernimento quanto ao momento favorável.
”SENHOR VEM EM MEU SOCORRO” (Mat. 15,21-28). Conhecemos bem a exclamação da mulher Cananeia cuja filha estava possuída por um demónio. Aliás, é com este grito de confiança, retirado do Salmo 69, que os fiéis que rezam os ofícios divinos começam o ofício do dia: “Ó Deus, vem em meu auxílio, Senhor, vem depressa socorrer-me”. Eis o início do louvor que leva a acção de graças: reconhecer q ue Deus é Deus e, por que Ele é Deus, que tudo nos vem d`Ele. Aliás, a continuação do Salmo 69 ajusta-se bem à atitude confiante e orante da mulher do evangelho: “Eu sou pobre e miserável; ó Deus cuida de mim! Tu és o meu auxílio e o meu libertador:
ó Senhor não tardes”. A exclamação do salmista e a súplica da Cananeia são gritos de fé e de amor. Façamo-las nossas.
Meditações Bíblicas”, tradução dos Irmãos Dominicanos da Abadia de Saint-Martin de Mondaye (Suplemento Panorama, Edição Bayard, Paris). Selecção e síntese: Jorge Perloiro.
Deverá estar ligado para publicar um comentário.