1ªQUINTA -FEIRA – 6/AGOSTO/2015

A_TransfiguracaoTRANSFIGURAÇÃO DO SENHOR. A Transfiguração de Cristo no monte Tabor celebra-se 40 dias antes da exaltação da Santa Cruz, para preparar os corações dos discípulos a ultrapassarem o escândalo da Cruz.

BTO. TADEU DULNY (1914-1942). Seminarista p olaco, preso e deportado para o campo de concentração de Dachau, morreu alí de esgotamento. Foi beatificado em 1999.

Daniel 7, 9-10.13-14 ; Sal 96, 1-2. 5-6. 9 ; 2 Pedro1,16-19 ; Marcos 9, 2-10

A VINDA (2 Pedro 1,16-19). A palavra grega “parúsia” designa a vinda oficial e gloriosa dum soberano em visita a uma cidade grega. De que “parúsia” dO Senhor Jesus-Cristo falará Pedro na epístola ? Esta carta em forma de testamento recorda que Pedro foi uma testemunha ocular da vida quotidiana de Jesus, da Sua “transfiguração na montanha”, e – por fim – da Sua aparição ressuscitado, aos Onze sobre a montanha da Galileia. Assim, a vinda de que Pedro fala representa, ao mesmo tempo, a presença terrestre de Jesus no meio dos Seus – cuja transfiguração revelou a glória divina – e igualmente a Sua ressurreição e presença junto dos discípulos que Ele envia em missão até ao fim dos tempos. A parúsia significa, afinal, que ele nunca deixa de ser “Deus connosco”.

“ESTE É O MEU FILHO MUITO AMADO! ESCUTAI-O!” (Marc.9,2-10). Caro Pedro. Há poucos dias, tu criticavas Jesus por anunciar pela primeira vez a Sua Morte e Ressureição (Marc.8,32). Hoje, esse mesmo Jesus que te repreendeu pede para O seguires a uma alta montanha. E alí, diante dO Filho transfigurado, tu escutas O Pai anunciar ao mundo: “Este é O meu filho muito amado! Escutai-O!” Tu ainda não sabes, Pedro, que quando Jesus anunciar uma 2ª vez a Sua morte, os teus amigos e tu ainda não compreenderão (Marc.19-32). Tu só entenderás tudo isto mais tarde. Todavia, retém bem desde já esta injunção dOPai e ajuda-nos a fazê-la nossa: que o nosso ouvido esteja sempre mais atento à voz dO Filho, porque Ele é o caminho mais seguro para O Pai!

Meditações Bíblicas”, tradução dos Irmãos Dominicanos da Abadia de Saint-Martin de Mondaye (Suplemento Panorama, Edição Bayard, Paris). Selecção e síntese: Jorge Perloiro.