STA. LíDIA (~60). Prosélita, ou seja, pagã convertida ao judeismo, veio da Grécia As iática e instalou-se em Filipos, na Macedónia. Foi convertida a Cristo por Paulo, ao qual ofereceu hospitalidade (Actos 16, 12-15).
Números 11, 4b-15; Sal 80,12-17; Mateus 14,13-21
“OS FILHOS DE ISRAEL PUSERAM-SE A CHORAR…” (Núm.11,4b-15 ). O cap.11 do Livro dos Números ajuda-nos a progredir no conhecimento de nós mesmos. De facto, o Livro dos Números aponta a tendência que temos para fugir do presente e idealizar o passado, mesmo que este tenha sido de sofrimento e desilusão. Há que reconhecer a nossa dificuldade em assumir o desconhecido, com os riscos inerentes, e a nossa permanente ambivalência perante a liberdade, ao mesmo tempo desejada e temida. Aprendamos a assinalar os domínios nos quais “derrapamos” e a reconciliar-nos com o dia de hoje, tempo único em que Deus Se faz reencontrar e no qual podemos “trabalhar”. Isto, sem nunca esquecer de implorar mos O Espírito de audácia.
“DAI-LHES VÓS MESMOS DE COMER…” (Mateus 14,13-21). “Creio na Ig rej a (…) apostólica” , dizemos com força quando recitamos o Símbolo de Niceia-Constantinopla. Porque se nós somos Cristão, é graças a esses apóstolos que nos transmitiram a fé em Jesus morto e resuscitado para nossa salvação. Sem os apóstolos não existiria a Igreja primitiva! Sem os sucessores dos apóstolos não haveria Igreja hoje! Nosso Senhor dá-Se através dos pastores da Sua Igreja. É verdade que tudo vem d´Ele, como o alimento abundante distribuido à multidão naquele dia. Mas o maná é dado pelos apóstolos, encarregados da sua distribuição. Oremos pelos nossos bispos e pelos nossos sacerdotes, até mesmo por aqueles de quem gostamos menos. Porque o Senhor escolhe-os para que nós todos comamos e sejamos saciados.
Meditações Bíblicas”, tradução dos Irmãos Dominicanos da Abadia de Saint-Martin de Mondaye (Suplemento Panorama, Edição Bayard, Paris). Selecção e síntese: Jorge Perloiro.