QUARTA-FEIRA – 8/JULHO/2015

A_SaoGregorioGrassiSTOS. GREGÓRlO GRASSl e CC. (1833-1900). Bispo franciscano italiano, missionário na China durante 40 anos. Na perseguição de 1900, organizada por Tse-Hsi, mãe do Imperador, com o apoio da seita dos Boxers, que fez milhares de mártires, foi feito prisioneiro na sua residência de Tai-yuang – fu no dia 5 de Julho e morto por ódio à fé a 9 de Julho. Canonizado, com mai s 120 mártires, pelo papa S. João-Paulo ll, no ano 2000.

Génesis 41, 55- 57; 42, 5-7a. 17-24a ; Sal 32, 2-3. 10-11. 18-19 ; Mateus 10,1-7

RESISTIR À TENTAÇÃO DA VIOLÊNClA (Gén.41,55-57;42,5-7a.17-24a). Será útil reler as acções de José na totalidade (Gén.37–50), para se entender melhor o que está em jogo nos versículos propostos pela liturgia. Considerado como uma imagem de Cristo, José, vendido pelos irmãos, não cai na espiral de violência ini ciada por eles. Consegue resist ir à tentação que vemos apoderar-se de diferentes personagens bíblicos, como por exemplo Caím (Gén.4). Mesmo assim, a sua misericórdia nada tem de uma atitude ingénua. José sabe usar a astúcia e a dureza com os irmãos para que venha ao de cima uma palavra de verdade, única capaz de abrir o caminho à libertação.

“PROCLAMAI QUE O REINO DOS CÉUS ESTÁ PRÓXIMO” (Mateus 10,1-7). O apelo que Jesus lhes dirige faz emergir os Doze do grupo dos restantes discípulos. Tal como na manhã do Génesis, esta separação é um acto criador que inaugura uma realidade nova: O Reino está, de agora em diante, presente neste grupo de homens investidos do apelo e da missão que Jesus lhes confia. No centro do mundo decaído, inaugura-se uma realidade nova que subsistirá pela eternidade, porque participa da vida de Deus. Os primeiros chamados do novo povo de Deus são investidos do poder de levar aos outros aquilo de que foram os primeiros beneficiários. Senhor, o Teu olhar também caíu sobre mim, Tu chamaste- me pelo meu nome: renova- me na confiança, fortifica a minha esperança e abrasa-me na caridade!

Meditações Bíblicas”, tradução dos Irmãos Dominicanos da Abadia de Saint-Martin de Mondaye (Suplemento Panorama, Edição Bayard, Paris). Selecção e síntese: Jorge Perloiro.