TERÇA-FEIRA – 7/JULHO/2015

A_BeataMariaRomeroBTA. MARIA ROMERO (1902-77). Nascida na Nicarágua, esta Salesiana “Filha de Maria Auxiliadora”, realizou, a partir de 1931 na Costa Rica, uma obra social surpreendente, fundada numa profunda vida mística: “Jesus, ensina- me a falar, a trabalhar e a viver ap enas no Teu amor e p elo Teu amor”. A sua obra apostólica, inspirada em Maria, encontrou muitas dificuldades que foram superadas pela intervenção directa e palpável de Maria: “Na minha vida Ela (Maria) fez tudo”, escreveu antes de morrer. Foi beatificada em 2000 por S.João-Paulo ll.

Génesis 32, 22-32; Sal 16,1-3.6-8b.15; Mateus 9, 32-38

“O TEU NOME SERÁ ISRAEL…” (Gén.28,10-22a). Quem não conheceu já estas “passagens a vau”, solitárias, em que a noite se torna mais pesada antes de desembocar na luz, ferido mas renovado ? Atentemos na vulnerabilidade bem concreta de Jacob no momento desta luta misteriosa, na qual – apenas no fim – ele reconhecerá a intervenção de Deus. De facto, a perspectiva de reencontrar o irmão inimigo – ou talvez uma parte recalcada de si-mesmo – não se enfrenta sem angústia e sem combate. Deixemos que este episódio ecoe nas nossas vidas, para que aí semeie um princípio de esperança.

“JESUS ENCHEU-SE DE COMPAlXÃO…” (Mat.9,32-38). Jesus triunfa sobre o mal e revela aos discípulos que quer ver os homens a colaborar com Ele. Nós temos que anunciar aos homens de todos os tempos a libertação realizada por Jesus, para que eles creiam nO Libertador e sejam verdadeiramente livres. Deus precede-nos. Para qualquer lado que vamos, ei-lO que surge à frente a chamar-nos, ei-lO a vir ao nosso encontro. Por isso, não sejamos pessoas insensíveis que já perderam toda a capacidade de se deslumbrar. Senhor, faz-nos redescobrir o sentido do espanto e como em cada dia a novidade do Teu amor nos salva do nosso tédio mortífero!

Meditações Bíblicas”, tradução dos Irmãos Dominicanos da Abadia de Saint-Martin de Mondaye (Suplemento Panorama, Edição Bayard, Paris). Selecção e síntese: Jorge Perloiro.