STA. MARIA GORETTI (1890-1902). Esta menina italiana de 12 anos foi selváticamente agredida por um vizinho. Antes de sucumbir às feridas dos golpes ela perdoou ao assassino. Foi canonizada em 1950 por S. Pio Xll…
Génesis 28,10-22a ; Sal 90,1-4. 14-15ab ; Mateus 9,18-26
O SENHOR ESTÁ JUNTO DE TI (Gén.28,10-22a).“O Senhor está neste lugar e eu não o sabia”(Gén. 28,16). Temos que acolher, na fé, esta revelação: não há lugar algum onde Deus não possa tornar -Se presente. Ele está em cada um de nós. “Deus oculta-Se na existência pessoal do homem”, ou seja: “(…) a essência da nossa existência já não é a morte, mas O Espírito. Se prestarmos atenção a esta Presença, se escavarmos até Ela, até essas grandes camadas de silêncio, de paz e de luz, a angústia que nos aflige transformar -se-á em confiança e as lágrimas converter-se-ão no nosso traje de núpcias…” “O Espírito é dado a todos, e todos, em níveis diferentes, são chamados a uma “sensibilidade” espiritual que impele as pessoas à oração e à responsabilidade (…) O Espírito abre o es paço infinito da liberdade criativa de cada pessoa. Cada gesto que crie amor, justiça e beleza antecipa a transfiguração do mundo no Oitavo Dia…” “Na celebração eucaristica, O Espírito apresenta o trabalho de Cristo (…) Aos que desejam oferecer a sua ciência, a sua arte, a sua capacidade técnica, a sua responsabilidade política e social, O Espírito dá em troca o poder de descobrir em o mundo, não para o destruir mas para o mudarem…” Oliver Clément, sacerdote teólogo ortodoxo (1921-2009).
“CONFIANÇA, MINHA FILHA! A TUA FÉ TE SALVOU…” (Mat.9,18-26). Deus é O Senhor da vida e quer a nossa felicidade. Ele enviou o Seu Filho para nos livrar do pecado. A mulher hemorroíssa é curada da sua doença. A filha do chefe da sinagoga é chamada à vida. Mas se Deus vem constantemente até nós para nos livrar do mal, Ele solicita-nos o consentimento: Ele quer que queiramos, Ele quer que nós “O” queiramos, que nós “O” reconheçamos pelo que Ele é num acto de amor, Ele quer a nossa adesão à Sua graça, Ele deseja a nossa fé. E ainda que as modalidades da nossa fé possam mudar (dureza, timidez, insistência. ..), Jesus agirá sempre com igual misericórdia. Ele cumula aqueles que lhE imploram muito para além dos seus méritos e desejos. Ousemos roçar a fímbria do Seu mistério!
Meditações Bíblicas”, tradução dos Irmãos Dominicanos da Abadia de Saint-Martin de Mondaye (Suplemento Panorama, Edição Bayard, Paris). Selecção e síntese: Jorge Perloiro.
Deverá estar ligado para publicar um comentário.