1ª QUINTA-FEIRA – 7/MAIO/2015

B.TA MARlA LUíSA DE JESUS TRlCHET(1684-1759).Com Luís-Maria Grignion de Montfort, fundou a Congregação das “Filhas da Sabedoria”, ao serviço dos pedintes, enfermos e doentes. Foi beatificada, em 1993, por S.João-Paulo ll.

Actos 15, 7-21 ; Sal 95, 1-3.10 ; João 15, 9-11

PERMANECER NO AMOR. Habitar, guardar…; em apenas 3 pequenos versículos são usados 5 vezes estes verbos. Será que isso significa que as palavras de Cristo estão marcadas pelo selo de um deplorável conservadorismo? Não! É necessário contextualizá-las na sua época e evitar “colar-lhes” as grelhas de interpretação actuais. Toda a Bíblia nos fala de um deus que Se faz próximo dos homens. Mas como pode o homem, por seu lado, aproximar-se de Deus ?
Guardando os Seus mandamentos! Pôr em prática o que Deus nos pede é a forma de dar vida à nossa relação com Deus. Ficamos na presença de Deus quando procuramos pôr em prática aquilo que Ele nos pede. O amor da Lei não é apresentado na Bíblia de uma maneira meramente exterior, legalista. É, pelo contrário, mostrado como meio concreto de viver unido Àquele que dá essa Lei, esses mandamentos. Não é um fardo pesado de levar, mas sim um meio concreto para se viver na proximidade de Deus e aí encontrar a nossa alegria. Mas teremos de ser nós a abrir-nos à presença e ao amor de Cristo que em nós vive.

Meditações Bíblicas”, tradução dos Irmãos Dominicanos da Abadia de Saint-Martin de Mondaye (Suplemento Panorama, Edição Bayard, Paris. Selecção e síntese: Jorge Perloiro.