S.TOS ANDRÉ KlM e 102 CC.(de 1791 a 1866). Mártires coreanos, canonizados por João-Paulo II em 1984, na visita à Coreia do Sul na celebração dos 200 anos de implantação do cristianismo (a Coreia tem uma comunidade cristã única na Igreja, iniciada só por leigos vindos da China).
S. FRANClSCO DE LAVAL(1623- 1708). Primeiro bispo do Quebec, é considerado o pai da Igreja canadiana. Beatificado por S.João-Paulo ll (1980), foi canonizado pelo papa Francisco (2014).
Actos 15,1-6 ; Sal 121,1-5 ; João 15, 1-8
“PERMANECEl EM MlM, COMO EU EM VÓS…” (João 5,1-8). A imagem da vinha que Jesus utiliza no Seu discurso depois da Ceia devemos uni-la ao Seu discurso sobre o pão da vida. Ela ajuda-nos a compreender essa troca maravilhosa que se realiza na celebração da Eucaristia. O pão e o vinho que trazemos ao altar transformam-se no Corpo e Sangue de Cristo. “Como esta água se mistura ao vinho – diz o sacerdote durante o ofertório da missa – possamos nós ser unidos à divindade d’Aquele que tomou a nossa humanidade”. Seria possível conceber uma tal presença de Deus entre nós, uma semelhante comunhão de vida e de amor entre Cristo e os Seus discípulos? Neste período em que muitas crianças se preparam para a sua primeira comunhão, acolhamos mais intensamente a presença de Deus no meio de nós, testemunhando-O. Mesmo não tendo disso plena consciência, O Senhor permanece em nós e assim, para sermos homens e mulheres realizados, realmente abertos, as receitas de bem estar, hoje em voga, não são suficientes… A vida de Deus deve irrigar os nossos corações ! O Mistério de Deus ultrapassa-nos? Viver uma realidade sem a ver é-nos impossível? O nosso amor próprio oferece resistência? Falemos dele a Jesus. Ele nos ajudará a vencer os obstáculos, para maior felicidade.
Meditações Bíblicas”, tradução dos Irmãos Dominicanos da Abadia de Saint-Martin de Mondaye (Suplemento Panorama, Edição Bayard, Paris. Selecção e síntese: Jorge Perloiro.
Deverá estar ligado para publicar um comentário.