SEGUNDA-FEIRA – 23/MARÇO/2015

Drawing (3)STO. TURíBIO DE MOGROVEJO (1538-1606). Este nobre espanhol foi nomeado, em 1521, pelo papa Gregório XIII, arcebispo de Lima, diocese tão grande como metade da França. Visitou-a três vezes e só a sua 1ª visita demorou sete anos. Defendeu os direitos dos índios contra os excessos dos colonizadores. Construiu escolas e igrejas e fundou em Lima o 1º Seminário da América Espanhola. Criou uma Faculdade para o ensino das linguas nativas e publicou um Catecismo em Espanhol, Quechua e Aymara. É o Padroeiro do Peru.

Daniel 13, 1-9. 15-17. 19-30. 33-62 ; Sal 22, 1-6 ; João 8, 1-11

“AFASTARAM-SE UM APÓS OUTRO…” (Jo.8,1-11). A mulher está colocada “no meio” do círculo dos seus acusadores, sem defesa frente aos olhares que a condenam, presa na armadilha que pode vir a ser mortal. Depois das palavras de Jesus, os acusadores retiram-se mas ela fica sózinha com Ele, sempre “no meio”, como se o círculo da acusação não tivesse sido já quebrado. Para o ser, é necessário que Jesus lhe dê a palavra, fazendo que a mulher adúltera diga, ela mesma, não ter sido condenada. Mais ainda, Jesus livra-a da ameaça reenviando-a à sua própria liberdade : “Vai !” Jesus abre-lhe um caminho, a partir de agora balizado pela confiança total que lhe manifesta com as Suas palavras : “Não voltes a pecar !”. Nunca mais deixes aprisionar-te pela traição, pela mentira e pelo medo. Avança para a vida! Que extraordinária dinâmica a do perdão divino, no versículo conclusivo do episódio da mulher adúltera: “Vai, e a partir de agora…” O Senhor diz que todos podem redimir-se e recomeçar de novo, sem se aban- donarem ao fatalismo do “pecado repetitivo”. Deus confia em nós, nada de derrotismos! Com a graça de Deus tudo é possível e podemos sempre converter-nos. Aceitar o desejo de renovação do agir que Jesus, neste versículo, nos põe no coração é um óptimo programa espiritual para a Quaresma.

Meditações Bíblicas”, tradução dos Irmãos Dominicanos da Abadia de Saint-Martin de Mondaye (Suplemento Panorama, Edição Bayard, Paris). Selecção e síntese: Jorge Perloiro.