SEGUNDA-FEIRA – 9/MARÇO/2015

LevaramJesusAoCimoDoMonteS.GREGÓRlO DE NISSA (335-95). Natural do Ponto, Mar Negro, bispo de Nissa, irmão de S. Basílio Magno e amigo de S.Gregório de Nazianzo, combateu o arianismo no 1º Concílio de Constantinopla.

S. DOMlNGOS SÁVIO (1842-1857). Durante sua curta vida, este aluno predilecto de S.João Bosco deu provas de qualidades espirituais e humanas excepcionais. Foi canonizado por Pio Xll em 1954.

2 Reis 5,1-15a ; Sal 41, 2-3; 42, 3-4 ; Lucas 4,24-30

“UM PROFETA NÃO É BEM RECEBlDO NA SUA…” (Luc.4,24-30). Ao redigir esta meditação, ela inquieta-me. Escrevem-me a dizer muitas vezes: a vossa fórmula é boa, tornais a Palavra de Deus assimilável, etc… Atenção! Se após a leitura destas meditações evangélicas eu apenas disser: está muito bem, fiz uma boa “meditação”, ou ainda: “é interessante como ideia”…, então, desgraça minha e, vós, cuidado! Será que ao passar por estas linhas a Palavra de Deus deixou de ser uma palavra profética? Um profeta perturba-nos, um profeta desperta-nos e desequilibra-nos. Um profeta é sempre “maçador”, pois não pode fazer outra coisa senão chamar-nos à conversão, à rectificação da nossa vida! Será porque o “profeta” deixou de ser verdadeiro profeta que os aplausos se tornaram mais vivos? Será porque ao defender as nossas ideias, ele nos permite “economizar” nessa conversão fundamental que constitui o todo, o cerne, da vida cristã? Estas perguntas merecem que reflictamos nelas. Se a Palavra que desejaríamos cada dia simplesmente levar até vós, não for factor de conversão, de contínuo colocar em questão, infeliz de mim! Apenas vesti e acorrentei a Palavra de Deus. Porque sei que a única coisa que conta, o que de facto é mais difícil, é a “emenda” pessoal, é o deixar-se “revolver” sem cessar pela Palavra de Deus que a todos chama e que quer fazer-nos sair de nós mesmos. Esta manhã, 2ª feira, começa a semana: o escritório, esse vizinho, estas crianças, essa tarefa ingrata, este negócio pouco claro… Tornar-se-á tudo isso, iluminado pela Palavra de Deus, lugar da minha conversão?

“Meditações Bíblicas”, tradução dos Irmãos Dominicanos da Abadia de Saint-Martin de Mondaye (Suplemento Panorama). Selecção e síntese: Jorge Perloiro.