TERÇA-FEIRA – 13/JANEIRO/2015

STO. HILÁRlO DE POITIERS (315). Bispo e Doutor da Igreja desde 1851, “converteu-se por meditar em Jesus-Cristo, Verbo de Deus”, foi um dos principais opositores á heresia ariana que negava a divindade de Cristo.

SANTA IVETTE (1228). Eremita em Huy, perto de Liége (Bélgica), cuidava ali dos leprosos.

Hebreus 2, 5-12 ; Sal 8, 2a. 5-9 ; Marcos 1, 21-28

CalaTeESaiDesteHomemONDE ESTÁ A NOVIDADE ? (Marc.1,21-28). O ensino é novo, mas é sobretudo a autoridade do Mestre que é nova: os espíritos impuros obedecem-lhE. Jesus apresenta-Se pois como O Santo, vitorioso sobre o Maligno. Estes todavia interpelam-nO porque sabem que Ele veio para os perder a fim de salvar os homens. Sim, Ele veio desapossar o homem do espírito que o acorrentava para ele ser possuído pelO Espírito Santo. Como podem as forças do mal resistir à autoridade dO Salvador? Hoje, continua a ser necessário entrar na sinagoga, ou seja na Igreja, para que Jesus possa, com a Sua Palavra, fazer-nos sair de nós e unir-nos a Ele. Senhor!, aumenta a minha fé para eu crer com todas as minhas forças que Tu és O vencedor sobre o mal.

“Meditações Bíblicas”, trad. Irmãos Dominicanos da Abadia de Saint-Martin de Mondaye (Supl.Panorama, Ed.Bayard). Selecção e síntese: Jorge Perloiro.