TERÇA-FEIRA – 9/DEZEMBRO/2014

STO. JUAN DIEGO CUAUHTLATOATZIN (1474-1548). Uma “Senhora do Céu” apareceu a S. Juan Diego, identificou-se como sendo a “Mãe dO Verdadeiro Deus”, mandou-o dizer ao bispo que construísse um templo no lugar (N. SRA de Guadalupe), e deixou a sua imagem impressa milagrosamente no seu poncho (sem sinais de deterioração até hoje, apesar de ser de má qualidade, feito de fibra de cacto). Canonizado em 2002 pelo papa S. João-Paulo II.

BTO. BERNARDO MARIA SILVISTRELLl (1831-1911). Bernardo Silvistrelli, passou a ser Bernardo Maria da Cruz após ingressar no Mosteiro dos Passionistas da Escada Santa, adjacente à Basílica de S. João Latrão, em Roma. Como Superior Geral dos Passionistas, fundados por S.Paulo da Cruz (1694-1775), reconduziu-a ao espírito fundacional, cimentando a sua unidade. Foi beatificado por S.João-Paulo II (1988).

Isaías 40, 1-11 ; Sal 95,1-3.10-13 ; Mateus 18,12-24

OBomPastorELE “TRAZ NO SEU CORAÇÃO” CADA UM DE NÓS (Isaías 40,1-11). A nossa resposta ao apelo para proclamarmos a Boa-Nova continua a ser ainda baixa…, muito baixa. Porque somos exortados a elevar a voz ! Mas é-nos muito difícil encontrar as palavras, o tom, o tempo e os lugares certos para falarmos ao coração das “Jerusalém” de hoje. Isaías, neste Tempo de Advento, dá-nos um excelente remédio: “Eis O vosso Deus”; não um Deus que esmaga, que fustiga ou condena, mas um Pai que “traz no Seu coração” cada um de nós. Não fiquemos bloqueados pelos meios: web, manifestações, medias, etc. Estejamos mais atentos, como o profeta, àquilo que dizemos. O nosso Pai é O Bom Pastor que cuida de cada um. Elevemos a voz para cuidar daqueles que O Senhor colocar no nosso caminho. Mas porque permitirá O Pai que nos afastemos d’Ele e façamos pecados? Porque nos quer livres, livres para permanecermos ou não junto d’Ele. Todavia, Ele pode sempre resgatar-nos e então alegra-Se. Tenhamos confiança!

“Meditações Bíblicas”, tradução dos Irmãos Dominicanos da Abadia de Saint-Martin de Mondaye (Suplemento Panorama, Edição Bayard, Paris). Selecção e síntese: Jorge Perloiro.