Novena da Imaculada Conceição – 4.º dia – 2/DEZEMBRO

Em preparação para a Solenidade da Imaculada Conceição de Maria, Virgem e Mãe
8 de Dezembro de 2014

MARIA VIRGEM MÃE

Eis que a Virgem conceberá

Do Evangelho de S. Mateus (Mt 1,18-25)

SonhoDeSaoJose_pglOra, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava desposada com José; antes de coabitarem, notou-se que tinha concebido pelo poder do Espírito Santo. José, seu esposo, que era um homem justo e não queria difamá-la, resolveu deixá-la secretamente. Andando ele a pensar nisto, eis que o anjo do Senhor lhe apareceu em sonhos e lhe disse: «José, filho de David, não temas receber Maria, tua esposa, pois o que ela concebeu é obra do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, ao qual darás o nome de Jesus, porque Ele salvará o povo dos seus pecados.»
Tudo isto aconteceu para se cumprir o que o Senhor tinha dito pelo profeta: Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho; e hão-de chamá-lo Emanuel, que quer dizer: Deus connosco. Despertando do sono, José fez como lhe ordenou o anjo do Senhor, e recebeu sua esposa. E, sem que antes a tivesse conhecido, ela deu à luz um filho, ao qual ele pôs o nome de Jesus.

A mais perfeita de todas as criaturas

A Virgem Imaculada, a mais perfeita de todas as criaturas, foi elevada acima de toda a criatura, e é uma criatura que participa do ser divino de um modo inefável.
O Filho de Deus, de facto, desceu do Pai por meio do Espírito Santo, tomou nEla a sua morada, encarnou nEla e Ela tornou-Se a Mãe de Deus, a Mãe do Homem-Deus, a Mãe de Jesus.
Nenhuma manifestação de amor das criaturas chegará à presença de Deus se antes a Imaculada não a tiver purificado das imperfeições, se Jesus não a tiver elevado a um valor infinito e, por isso, não a tiver tornado digna da magestade do Pai celeste.
A união entre o Espírito Santo e a Virgem Imaculada é tão estreita que o Espírito Santo que penetrou profundamente na alma da Imaculada não exerce nenhuma influência nas almas a não ser por meio dela.
Ela tornou-se a mediadora de todas as graças, e por isto Ela é verdadeitamente a Mãe de toda a graça divina.
Ainda por isto Ela é a Rainha dos anjos e dos santos, é o auxílio dos cristãos, é o refúgio dos pecadores.

Rezemos uma dezena do Rosário segundo as intenções da Virgem Imaculada,
Mãe de Deus.

Pai nosso
10 Ave Maria
Glória

Petição da Graça

Ó Deus, que na Imaculada Conceição da Virgem preparastes uma digna morada para o vosso Filho, e a preservastes de toda a mancha de pecado, concedei-nos, por sua intercessão a graça que Vos pedimos… (petição).

Oremos

Pai santo, nós Vos louvamos e Vos glorificamos porque na virgindade fecunda de Maria destes aos homens os bens da salvação eterna.
Fazei que tenhamos experiência da sua intercessão, pois que por meio dEla recebemos o auotir da vida, Cristo vosso Filho. Amen.

Texto bíblico: capuchinhos.org; Meditações: São Maximiliano Kolbe; textos recolhidos em cristopietrevive.forumfree.it