TERÇA-FEIRA – 7/OUTUBRO/2014

Anunciacao_TiepoloNOSSA SENHORA DO ROSÁRIO. Esta festa recorda-nos que a recitação do Rosário, centrado sobre os mistérios de Jesus e de Maria, coloca a sua contemplação ao alcance do povo cristão. Invoquemos e oremos a Nossa Senhora do Rosário para que nos dê um desejo sempre mais enraízado de meditarmos com ela os mistérios de Cristo. Para que a sua presença ao nosso lado nos alcance mais assiduamente o gosto de viver como ela, nossa mãe e irmã mais velha na fé, “segundo a Palavra”. Hoje podemos pedir à Virgem Maria que nos faça atravessar a densidade e intensidade de tudo o que é alegria, luz, dor e glória nas nossas vidas, com uma confiança e esperança renovadas!

Actos 1, 12-14 ; Lucas 1, 46-55 ; Lucas 1, 26-38

“COBRIR-TE-Á COM A SUA SOMBRA…” (Luc.1,26-38). A imagem da expressão “estender a sombra, ornar, cobrir” ganha sentido graças aos ecos que desperta na Escritura. Esta evoca em primeiro lugar o relato da Criação no início do Génesis, quando O Espírito de Deus pairava sobre as águas; ela recorda também a presença da nuvem, na qual O Senhor acompanhava o Seu povo, no Êxodo, para o salvar.
Mas o verbo é sobretudo retomado por Lucas na cena da Transfiguração: a nuvem de onde vem a voz de Deus cobre com a sua sombra Jesus e os discípulos; eles compreendem então ser Ele “O Filho” (Luc.9,34). É assim anunciado que, em Maria, Deus vem preparar um mundo novo, liberto das forças do mal e da morte: Jesus é O Filho primogénito de uma nova Criação.

“Meditações Bíblicas”, trad. das Irmãs Dominicanas de Notre-Dame de Beaufort (Supl. Panorama, Ed. Bayard, Paris). Selecção e síntese: Jorge Perloiro.