QUARTA-FEIRA – 17/SETEMBRO/2014

SaoRobertoBelarminoS. ROBERTO BELLARMINO (1542-1621). Jesuíta da Toscana. Pela sua palavra e pela escrita, dedicou-se a refutar ponto por ponto as afirmações dos reformadores numa defesa esclarecida da ortodoxia católica que fez a Igreja proclamá-lo Doutor.

1 Coríntios 12, 31–13,13 ; Sal 32, 2-5.12. 22 ; Lucas 7, 31-35

“MOVER MONTANHAS…”(1Cor.12,31–13,13). Paulo tinha certamente escutado os relatos relativos à frase de Jesus sobre a fé que move montanhas (Mat.17,20). Retomá-la-á ele aqui com algum humor? É certo que ele responde com firmeza aos Coríntios que comparavam entre si as qualidades e os dons, pretendendo cada um sobrepôr-se aos outros: os dons dO Espírito são múltiplos, e não podem ser reservados nem hierarquizados! Afinal, a fé também é um dom: uns são mais dotado para ter confiança sem se inqui-etar, outros, mais angustiados, são atingidos pela dúvida. Mas uma só coisa importa: O amor – agapè – que os faz viver em conjunto, os faz aceitar as diferenças, e colocarem-se ao serviço uns dos outros, no acolhimento, cuidado e perdão recíprocos.

“Meditacões Bíblicas”, trad. das Irmãs Dominicanas de Notre-Dame de Beaufort (Supl. Panorama, Ed. Bayard, Paris). Selecção e síntese: Jorge Perloiro.