QUARTA-FEIRA – 28/MAIO/2014

STA. ÚRSULA LEDOCHOWSKA (1865-1939). “A minha política é o amor”, dizia esta religiosa polaca, fundadora da “Congregação das Ursulinas do Coração de Jesus agonizante”. Foi canonizada em 2003.

Actos 17,15. 22–18,1 ; Sal 148,1-2.11-14bcd ; João 16,12-15

PauloAPregarEmAtenasIDOLATRIA ACOMODA, FÉ FAZ VIVER (Act.17,22–18,1). Somos tentados todos a escutar as últimas novidades, a ceder às tentações do dinheiro, da sensualidade, do poder. Porque eles satisfazem as nossas necessidades imediatas, enquanto é difícil compre- ender o que Jesus nos diz : O Espírito glorificá-lO-á, Ele que está nO Pai e nO Filho… Os ídolos parecem-nos mais acessiveis e úteis. Todavia, Jesus não faz uma descrição fisiológica de Deus, Ele introduz- -nos na Sua vida. A fé é um encontro que nos faz partilhar, trocar e receber, a vida do mesmo Deus. Tal como S.Paulo, podemos ser exasperados pela idolatria. Mas o Apóstolo não fugiu! Por ser testemunha dessa vida de Deus.

PARA A VERDADE COMPLETA (Jo.16,12-15). Jesus envia O Seu Espírito aos amigos com esta promessa fabulosa: “Ele vos guiará para a Verdade completa”. Literalmente, O Espírito vos “conduzirá no caminho”. Ninguém pode pretender conhecer a verdade completa, porque a verdade não é em primeiro lugar matéria de conhecimento; a verdade, disse-o Jesus, é a Sua própria Pessoa. E aqueles que tentam caminhar com Ele só podem decifrar algo do próprio caminho, se deixarem esclarecer-se, passo a passo, pelO Seu Espírito. Neste caminho devemos caminhar juntos. Porque a verdade descobrir-se-á no último encontro de toda a humanidade com Deus, um encontro que passa pela Cuz e pela Ressurreição.

Meditações Bíblicas”, trad. das Irmãs Dominicanas de Notre-Dame de Beaufort (Supl. Panorama, Ed. Bayard, Paris). Recolha e síntese: Jorge Perloiro.