1º SÁBADO – 2/JANEIRO/2016

S. SERAFIM DE SAROV (1759-1833). Primeiro foi eremita e, depois, este monge russo tornou-se um guia espiritual (starets) muito procurado. Um santo ortodoxo a descobrir, por ocasião da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (18 a 25 de Janeiro de 2016).

1 João 2,22-28; Sal 97,1-4; João 1,19-28

A UNÇÃO,ESPíRlTO DE JESUS CRlSTO (1Jo.2,22-28; Jo.1,19-28). Nem os sacerdotes nem os levitas conseguem determinar a identidade de João Baptista, que dizer então dO Filho de Deus, tratado como louco, bêbado e glutão, acusado de fazer o jogo do demónio… A primeira carta de S.João dá-nos porém uma preciosa chave para esta compreensão : o segredo de Cristo e dos seus enviados não nos será desvendado ao fim de laboriosas cogitações ; é a unção que instrui : “A unção que d’Ele recebeste permance em vós e não tendes necessidade que ninguém vos ensine todas as coisas, ela é verdadeira e não engana ; e, de acordo com o que Ele vos ensinou, vós permaneceis n’Ele”. A unção não é mais do que O Espírito de Jesus, um sopro partilhado, um beijo.

Meditações Bíblicas”, tradução dos Irmãos Dominicanos da Abadia de Saint-Martin de Mondaye (Suplemento Panorama, Edição Bayard, Paris). Selecção e síntese: Jorge Perloiro.