SÁBADO – 28/NOVEMBRO/2015

A_MedalhaMilagrosaSTA. CATARINA LABOURÉ (1809-76). Carmelita, “santa do silêncio”, vidente de Nª Sª que lhe deu, em 1830, ainda noviça, a medalha hoje conhecida por Medalha Milagrosa. “A Medalha é um catecismo ao alcance de todos, é um meio audiovisual antecipado… desde que seja distribuída, não como talismã, mas com fé e amor…”

Daniel 7,15-27; Daniel 3,82-87; Lucas 21,34-36

VOLTEMOS SEM CESSAR A CRlSTO (Dan.7,15-27). Daniel, em linguagem codificada, decifra aos contemporâneos a visão que ontem se leu. O ímpio rei Antíoco IV continuava a oprimir Israel e a tentar destruir os fundamentos da Aliança, mas o seu tempo estava contado. Perante as desordens fundamentalistas do nosso tempo, não estará aqui uma mensagem que também nos diz respeito e nos ajuda a manter a fé e a esperança? O nosso desespero e renúncia à luta não darão a vitória a todos esses causadores de desgraças?

Meditações Bíblicas”, tradução dos Irmãos Dominicanos da Abadia de Saint-Martin de Mondaye (Suplemento Panorama, Edição Bayard, Paris). Selecção e síntese: Jorge Perloiro.