QUINTA-FEIRA – 8/OUTUBRO/2015

A_SaoSergioDeRadonejS. SÉRGIO DE RADONEJ (1314-92). Um dos santos mais venerados na Rússia, com Serafim de Sarov. Reformador espiritual e da vida monástica, fundou o Mosteiro da Santíssima Trindade, que, com a sua biblioteca se transformou num centro de cultura cristã numa Rússia medieval, invadida pelos tártaros.

Malaquias 3, 13-20a; Sal 1,1-4. 6; Lucas 11, 5-13

“PEDI E SER-VOS-Á DADO…” (Luc.11,5-13). Jesus diz-nos para não fazermos cerimónias com O Pai? Confesso sentir-me desconfortado quando procuro agir dessa forma. É necessário estar verdadeiramente convencido(a) que aquilo que peço é de facto o que me falta para poder insistir a esse ponto. E a minha natureza é tão caprichosa !… Mas, ao olhar mais de perto para a parábola do evangelho, descobre-se algo mais : o amigo que vem maçar o amigo em plena noite quer prover às necessidades doutro amigo. Não é para si que pede. De quantas audácias não somos capazes quando se trata dos nossos próximos! Eis pois o convite de Jesus: cada um interceda com todas as forças pelo seu próximo. É aquilo que quando participamos nas Eucaristias fazemos uns pelos outros, a começar por Cristo morto e ressuscitado no altar.

Meditações Bíblicas”, tradução dos Irmãos Dominicanos da Abadia de Saint-Martin de Mondaye (Suplemento Panorama, Edição Bayard, Paris). Selecção e síntese: Jorge Perloiro.