1ª SEXTA-FEIRA – 2/OUTUBRO/2015

SANTOS ANJOS DA GUARDA: A Igreja celebra hoje os Santos Anjos da Guarda, a quem Deus confiou a missão de terem junto dos homens uma presença fraterna. Os anjos da guarda contemplam Deus sem cessar mas isso não os impede de cuidar de nós. São simultaneamente “contemplativos” e muito “activos” ao nosso serviço. Vivem em plenitude o mistério de Deus e aproximam-se de nós com afeição. Dão graças pelo mistério da salvação que, por Jesus, se realiza em nós e “no qual desejam mergulhar o seu olhar” (1 Pedro 1,12). Os anjos desejam que nos unamos um dia a eles na visão de Deus. Por isso nos vigiam, protegem e ajudam, com delicadeza e discrição. A transparência, a limpidez de um coração de criança é aquilo que nos tornará disponíveis para acolher a ajuda dos anjos e permitir que nos conduzam aO Reino dos Céus. Aí viveremos com eles diante da face dO Nosso Pai.

Êxodo 23, 20-23a; Sal 90, 1-6.10-11; Mateus 18, 1-5.10

“OS SEUS ANJOS NOS CÉUS VÊEM SEM CESSAR A FACE DE MEU PAI…” (Mat.18,10). Aceitemos tornar-nos crianças que têm necessidade de companheiros para darem os primeiros passos na vida. Deus cuida de nós
e guarda-nos sob a Sua protecção. Não é isto, acreditar que temos um anjo da guarda? Senhor, guarda-me de todos os perigos. Para isso, guarda-me fiel à Tua Palavra.

Meditações Bíblicas”, tradução dos Irmãos Dominicanos da Abadia de Saint-Martin de Mondaye (Suplemento Panorama, Edição Bayard, Paris). Selecção e síntese: Jorge Perloiro.