SEGUNDA-FEIRA – 24/AGOSTO/2015

SaoBartolomeuS. BARTOLOMEU. Um dos Doze Apóstolos. Originário de Caná assistiu sem dúvida ao milagre das bodas de Caná onde se confirmou a sua fé primeira. Bartolomeu surge, no evangelho de João, com o nome de Natanael. Foi levado a Jesus pelo amigo Filipe e terá, segundo uma lenda do séc. XIII, sido esfolado vivo na Arménia.

Apocalipse 2, 9b-14; Sal 144, 10-13. 17-18; João 1, 45-51

A VlSÃO DE JOÃO (Apocalipse 2,9b-14). “Vem! Vou mostrar-te a noiva, a esposa dO Cordeiro”. No silêncio irradiante em que se contempla a visão da Igreja dos últimos tempos, o Anjo parece estar a murmurar a S.João,
o teólogo: “Tu viste a esposa dO Cordeiro ? Tu viste O Espírito !” Iniciada em Cristo (Jo.1,32) a “visão” dO Espírito completa-se na realidade da Igreja.

QUEM É JESUS? (Jo. 6,60-69). S. João coloca-nos, no princípio e no final deste Evangelho, perante um homem que estudava a Lei. E, depois, que ele estava “debaixo da figueira” : Natanael, sem dúvida já escutara o precursor João Baptista e aguardava O Messias. Mas podia Ele vir de Nazaré? Jesus diz-lhe que o conhece e que conhece a sua procura. Natanael dá um primeiro passo : “Tu és O Filho de Deus !”, mas Jesus quer levá-lo mais longe e recorda-lhe o sonho de Jacob. Depois disso, a reflexão de Natanael só poderia ser a de Jacob: “Verdadeiramente Deus estava aqui e eu não o sabia”. Pedagogia que Jesus emprega também connosco; não é pouco a pouco que Ele nos ensina quem somos e o que devemos fazer ? No final do Evangelho de S. João (21,2), Natanael é uma das testemunhas da pesca milagrosa e, então, pôde finalmente dizer com toda a verdade que ela se devia aO Filho de Deus.

Meditações Bíblicas”, tradução dos Irmãos Dominicanos da Abadia de Saint-Martin de Mondaye (Suplemento Panorama, Edição Bayard, Paris). Selecção e síntese: Jorge Perloiro