B.TOS lNÁCIO DE AZEVEDO e 39 CC (1570). Foram martirizados a caminho do Brasil, às mãos dos calvinistas.
S.TO ALEIXO (séc. V). Filho de um senador romano, tornou-se um sacerdote peregrino de Deus.
Êxodo 11,10–12.14; Sal 115,12-13. 15-18; Mateus 12,1-8
AS MARAVILHAS DE DEUS ESCAPAM-NOS (Êx.11,10–12.14). O “Poema das 4 noites” – trad. do aramaico no cap.12 do Êxodo – relaciona as noites constitutivas da história: da Criação (Gén.1), da amarração de Isaac para o sacrifício (Gén.22), da saída do Egipto (Êx.12–14) e da vinda dO Messias no fim dos tempos. Compreendemos assim que as maravilhas de Deus, sejam elas do nascimento ou da salvação, sempre escaparão à nossa compreensão. Aprendamos portanto a viver as noites da nossa vida não apenas como tempos de prova, mas também como premissas duma criação e duma libertação. Não pertencem elas aO Senhor, amigo dos homens (Sal.74)?
“O FILHO DO HOMEM É SENHOR DO SÁBADO…” (Mat.12,1-8). Perante as necessidades humanas, a observância literária das prescrições sabáticas deve dar lugar à misericórdia. Jesus submete aqui a observância do sábado ao primado do mandamento do amor: a verdadeira violação do sábado é ofender a caridade, é recusar a misericórdia. A aplicação rigorosa da Lei sem amor é uma prisão. A misericórdia, é pôr toda a nossa vida, todas as energias, à procura do amor de Deus: para a viver e partilhar com os outros. Não nos apoiemos mais nas práticas escrupulosas para parecer sérios, mas levemos a sério o amor de Deus e do próximo. Nos pormenores do quotidiano passemos do dever ao amor, da Lei à Presença.
Meditações Bíblicas”, tradução dos Irmãos Dominicanos da Abadia de Saint-Martin de Mondaye (Suplemento Panorama, Edição Bayard, Paris). Selecção e síntese: Jorge Perloiro.