SÁBADO – 11/JULHO/2015

A_SaoBentoDeNursiaS. BENTO DE NÚRSIA (480-547). Patriarca dos monges do Ocidente, fundou o mosteiro do Monte Cassino, berço dos Beneditinos, cujo mote “Ora et labora” foi uma das bases da Europa, da qual é padroeiro (1964).

Provérbios 2,1-9 ; Sal 33, 2-11 ; Mateus19, 27-29

“É O SENHOR QUE DÁ A SABEDORlA” (Provérbios2,1-9). S. Gregório Magno diz-nos que S. Bento “vivia íntegro consigo mesmo”. Frase que nos deve fazer reflectir, a nós que tantas vezes nos encontramos divididos, fora de nós-mesmos – esquecidos da nossa identidade e da nossa verdadeira vocação, tal como hoje a Europa – porque nos deixámos aprisionar no turbilhão do egoísmo da vida. Escutemos a sua mensagem de interioridade harmoniosa e aprendamos a recolher-nos na presença de Deus. Saibamos viver à luz da Sua Palavra e estar atentos para não nos deixar mos invadir por pensamentos vãos, de orgulho ou de desencorajamento. E nunca nos esqueçamos de rezar : “Senhor, conserva íntegro o meu coração para que ele Te tema” (Salmo 85,11).

Meditações Bíblicas”, tradução dos Irmãos Dominicanos da Abadia de Saint-Martin de Mondaye (Suplemento Panorama, Edição Bayard, Paris). Selecção e síntese: Jorge Perloiro.