TERÇA-FEIRA – 16/JUNHO/2015

A_BeatoAnicetoECCS. JOÃO FRANCISCO DE REGIS (1597-1640). Sacerdote jesuíta francês, pregador com um estilo simples e directo que comovia os ouvintes, convertendo-os. Levantava-se de madrugada, passava a manhã a confessar e, de tarde, pregava. Curava com a im posição das mãos e a sua caridade com os pobres e pecadores era admirável.

BTOS. ANICETO KOPLIN e COMPANHEIROS (Mártires dos nazis). Aniceto Koplin (1875-1941) é um dominicano beatificado com 108 mártires polacos do nazismo por João-Paulo ll. Era conhecido como “S. Francisco de Varsóvia”. Preso após o bombardeamento da cidade, foi lançado sobre um montão de cadávares e morreu calcinado com a cal viva.

2 Coríntios 8, 1-9 ; Sal 145, 1-2. 5-9a ; Mateus 5, 43-48

UM CAMINHO DE RECONCILIAÇÃO (2 Cor.8,1-9). “Que a vossa generosidade sej a grande!”. Embora o contexto seja um peditório de dinheiro, a exortação de Paulo serv e para promover a bondade e a paciência que devemos ter nas relações quotidianas: em família, no trabalho e nas comunidades eclesiais. Paulo incita-nos a clarificar, com a ajuda dO Espírito, tudo o que amesquinha o nosso coração: medos, rancores, preconceitos… Não nos criou Deus à Sua imagem e semelhança, capazes portanto de amar, de ajudar, de alegrar O coração de Deus e dos nossos semelhantes?

“… COMO O VOSSO PAl CELESTE É PERFEITO…” (Mat.5,43-48). Na relação com os meus irmãos, lembro- me que todos temos um mesmo Pai. É Ele a fonte da nossa vida relacional. É para Ele que eu me volto, é Ele que eu olho e contemplo para que, pelo Seu Espírito, me ensine como amar. Amar sem me fechar na estrita observância legal dos mandamentos. Amar como O Pai ama, como O Pai me ama! Amar sem julgar o outro, amar com o amor gratuito dO Pai. Porque o amor é universal. Na nossa maneira de amar não procuremos imitar os comportamentos dos homens, mas tentemos alcançar a mesma per feição dO Nosso Pai celeste.

Meditações Bíblicas”, Irmãos Dominicanos da Abadia de Saint-Martin de Mondaye. Selecção e síntese: Jorge Perloiro.