SEXTA-FEIRA – 12/JUNHO/2015

A_SagradoCoracaoDeJesusSAGRADO CORAÇÃO DE JESUS Apesar de nenhum osso lhe ter sido quebrado, do Seu lado jorrou sange e água. Os carrascos trespassaram-nO, mas os olhos dos crentes erguem-se para Aquele que foi elevado na Cruz. Para a Igreja, O Coração trespassado de Cristo revela o tesouro do amor de Deus pelos homens. Tendo ido até ao fim último do
dom de Si, O Coração de Cristo abre-Se a todos os infortúnios. Ao aceitar a morte, Jesus deu a todos os homens a possibilidade de descobrirem a profundidade dO Amor de Deus.

S.GASPAR BERTONI (1777-853). Sacerdote de Verona, fundador duma congregação de missionários apostólicos (Estigmatinos) ao serviço dos bispos. Canonizado em 1989.

Oseias 1,1.3-4.8c-9; Isaías 12,2-6; Efésios 3,8-12.14-19; João 19,31-37

“HÃO-DE OLHAR PARA AQUELE QUE TRESPASSARAM…” (Jo.19,37). Citando o profeta Zacarias (Zac.12,10), o evangelho de João, nesta solenidade dO Sagrado Coração, faz-nos tomar consciência da responsabilidade que temos na morte de Cristo e da nossa participação nela pelos nossos pecados. O lado de Cristo trespassado pela lança, donde saiu sangue e água, leva-nos não só ao Seu coração – lugar místico irradiante do amor divino – mas também ao lugar focal de toda a vida divina: O Seu Sagrado Coração. Ao olharmos para Aquele que trespassámos com os pecados, olhemos também para Aquele em cuja morte nos mergulha a nossa própria morte, para ressuscitarmos com Ele na vida nova que é a do nosso baptismo, antecipação da vida eterna. Apesar de pecadores, fracos e imperfeitos nós somos chamados a manifestar a ternura dO Coração de Deus pelos homens.

 Meditações Bíblicas”, Irmãos Dominicanos da Abadia de Saint-Martin de Mondaye. Selecção e síntese: Jorge Perloiro.