QUARTA-FEIRA – 27/MAIO/2015

A_SantoAgostinhoCantuariaSTO. AGOSTINHO DE CANTUÁRIA (604). Era superior num convento beneditino, em Roma, quando o papa S. Gregório Magno o escolheu para, com mais trinta monges, ir evangelizar a Inglaterra. Foram muito bem recebidos pelo rei saxão Etelberto e sua esposa, convertidos pouco depois com toda a corte e muito povo. As recomendações do papa, que Agostinho seguiu docilmente seriam : primeiro, não destruir os templos pagãos mas convertê-los em igrejas; segundo, não alterar o calendário das festividades pagãs mas convertê-las em festas cristãs, mudando os banquetes em honra dos ídolos em banquetes em honra dos santos; terceiro, dividir o país em três dioceses: Cantuária, Londres e York, nomeando-o arcebispo de Cantuária.

Ben-Sirá 36,1 -2a. 5-6.13-19 ; Sal 78, 8-9. 11 .13 ; Marcos 10, 32-45

“QUE QUEREIS QUE VOS FAÇA…?”(Marc.10,28-31). Numa sociedade onde a ambição é aceitavel, o pedido dos filhos de Zebedeu, instigados pela mãe, parece ser um patético reflexo dos nossos desejos humanos. A aspiração de se sentarem um à direita e outro à esquerda de Jesus não seria só por orgulho e ambição, pois eles pensavam sinceramente que isso daria sentido às suas vidas e os faria felizes. Os nossos desejos de sermos colocados sobre um pedestal, de ascensão social ou profissional, de carreirismo, correspondem à angústia profunda àcerca do que pode satisfazer-nos, conferindo sentido à nossa existência. Jesus não coloca em causa as nossas necessidades profissionais, as nossas ambições científicas, culturais e mesmo pastorais! Pelo contrário, trata apenas de colocar as coisas no seu lugar : “Não pertence a Mim concedê-lo”. Ser servo dO Reino, é saber que tudo vem dO Pai e que é O filho que nos permite receber aquilo que O Pai nos oferece. “Quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á…” Sómente tornando-nos, assim, imagem de Jesus – O último servo de todos- alcançaremos a glória de Deus e ocuparemos o lugar que nos convém nO Reino do amor. A vida cristã é bem simples, não a façamos desnecessariamente complexa: sigamos com simplicidade a Cristo até ao fim e Ele nos conduzirá à meta onde somos esperados pelO Pai, na alegria.

“Meditações Bíblicas”, tradução dos Irmãos Dominicanos da Abadia de Saint-Martin de Mondaye. Selecção e síntese: Jorge Perloiro.