QUINTA-FEIRA – 21/MAIO/2015

a_SantoEugenioDeManzenodSANTOS CRlSTÓVÃO MAGALLANES e 24 COMPANHElROS (séc. XX). O padre Cristóvão, missionário junto dos indígenas mexicanos, faz parte do grupo de 3 leigos e 21 sacerdotes do clero regular, mártires no México nas perseguições de 1915 a 1937. Todos eles aceitaram o martírio, perdoando os perseguidores de modo explícito. Foram canonizados, no ano 2000, pelo papa S. João-Paulo ll.

SANTO EUGÉNlO DE MAZENOD (1782-1861). Há 20 anos, S.João-Paulo ll canonizou este grande bispo de Marselha, fundador de paróquias e o promotor da catequese, numa França descristianizada pela Revolução. Fundou as “Missionárias Oblatas de Maria Imaculada”, de quem Pio Xl dizia: “As Oblatas são especialistas de missões difíceis”.

Actos 22, 30 ; 23, 6-11 ; Sal 15, 1-2a. 5. 7-11 ; João 17, 20-26

TESTEMUNHAS DO DESíGNlO DE DEUS. (Act.22,30 ;23,6-11). “Que O Teu Espírito, Deus criador, nos transforme (…); que Ele mude os nossos corações num coração que Tu ames, perfeitamente sintonizado com a Tua vontade” (Oração de entrada). Não estaremos com esta oração a tentar alcançar um ideal inacessível, tal como o vemos na história de Paulo, relatada nos Actos dos Apóstolos? Na verdade, Paulo irá de Jerusalém a Roma graças ao espírito de audácia e de força que lhe permite ultrapassar todos os medos e todos os seus obstáculos. A nossa missão não terá certamente a visibilidade da sua, mas não seremos nós também chamados a testemunhar o desígnio de salvação de Deus sobre a humanidade?

“PARA QUE O MUNDO ACREDlTE QUE TU ME ENVlASTE…!” (Jo.17,20-26). Deus é um mistério de comunhão. Cristo revela este mistério dando-nos a conhecer O Seu Pai; e O Espírito Santo que vamos festejar no Pentecostes do próximo domingo, é O dom divino e vivo desta comunhão de amor. Os cristãos são chamados não apenas a viver uma relação individual com Deus, mas também a receber de Deus o dom da fraternidade e da comunhão.
Este é o mistério da Igreja : povo de Deus, Corpo de Cristo, templo dO Espírito Santo. O anúncio do Evangelho começa na construção da via da comunhão em comunidade. Mas é o testemunho do amor de Cristo que congrega e une. É por ser uno, que faz o mundo crer que Jesus é O Messias de Deus.

Meditações Bíblicas”, tradução dos Irmãos Dominicanos da Abadia de Saint-Martin de Mondaye (Supl.Panorama, Edição Bayard, Paris). Selecção e síntese: Jorge Perloiro.