S. BERNARDINO DE SENA (1381-1444). Popular pregador franciscano, obtinha conversões prodigiosas nos ouvintes. Propagou a devoção aO Santo Nome de Jesus, simbolizado pelas três letras lHS (Jesus Salvador dos Homens). Distinguiu-se especialmente pelas suas grandes virtudes de humildade, paciência e pureza. Foi canonizado pelo Papa Nicolau V em 1450, apenas 6 anos após a sua morte.
SANTO ARCANJO TARDINI (1846-1912). Sacerdote lombardo, pioneiro do apostolado operário, em plena revolução industrial, fundando a congregação das “Irmãs Operárias da Santa casa de Nazaré”. “Como seu exemplo continua também hoje actual, numa época de grave crise económica!”, exclamou Bento XVI ao canonizá-lo em 2009.
Actos 20, 28-38 ; Sal 67, 29-30. 33-36c ; João 17, 11b-19
RECONHECER A ACÇÃO DO ESPÍRITO (Act.20,28-38). A oração de entrada convida-nos a reconhecer O Espírito Santo no princípio da coesão eclesial. Não será Ele que nos torna assembleia, que nos permite orar com um só coração, confessar um único Senhor e articular harmoniosamente as nossas diferenças vivendo-as mais como uma riqueza do que como uma ameaça? Vivência que, a crer na leitura dos Actos, nunca é alcançada : são necessárias vigilância e desejo de construir em conjunto. Mas reconhecer a acção dO Espírito não significa desprezarmos a parcela que nos cabe na construção de uma comunidade, chamada a ser ícone da Trindade no Seu mistério da comunhão.
“QUE ELES SEJAM UM…!”(Jo.17,11b-19). Sofremos com frequência nas familias, empresas, paróquias e comunidades, de divisões que minam o interior das nossas vidas e relações. O coração do homem está dividido, revela-nos a Bíblia. Esta divisão traduz-se nas relações mútuas, em que muitas vezes a susceptibilidade, a inveja, a mesquinhez, a vontade de domínio, a incapacidade de perdoar e a dureza de coração abafam a nossa caridade. Hoje, Jesus pede aO Pai para que todos sejamos um. O Pai e O Filho são um, porque Eles são um só Deus. Eles são um, também, nO Espírito Santo que é O amor dO Pai e dO Filho. Este Espírito Santo é-nos dado para construirmos a unidade e ultrapassar qualquer divisão. Evoquemo-lO durante este tempo que nos prepara para O Pentecostes
Meditações Bíblicas”, tradução dos Irmãos Dominicanos da Abadia de Saint-Martin de Mondaye (Supl.Panorama, Edição Bayard, Paris). Selecção e síntese: Jorge Perloiro.
Deverá estar ligado para publicar um comentário.