QUINTA-FEIRA – 30/ABRIL/2015

a_SantaMariaDaEncarnacaoS. PIO V (1504-72). Eleito papa em 1566, o dominicano Miguel Ghislieri aplicou com determinação as decisões do Concílio de Trento, renovando a catequese e a liturgia do seu tempo. Promoveu a cruzada contra os turcos e a retumbante vitória naval de Lepanto deveu-se às armas apoiadas numa cruzada de oração, por ele ordenada, a Nossa Senhora do Rosário.

STA. MARlA DA ENCARNAÇÃO GUYART (1599-1672). Religiosa francesa, lider do grupo de irmãs que levou a Ordem das Ursulinas para o Canadá. Canonisada pelo papa Francisco (2014).

Actos13,13-25 ; Sal 88, 2-3. 21-22. 25. 27 ; João 13, 16-20

“QUEM RECEBER AQUELE QUE EU ENVlAR É A MlM QUE RECEBE…” (João 13,16-20). Pelo baptismo nós somos enviados a anunciar o Evangelho. Mas hoje, Jesus convida-nos em primeiro lugar a acolhermos quem Ele envia. Não teremos que realizar uma profunda conversão do nosso olhar para ver em todo o homem alguém que O Senhor envia? Eu sou convidado a ver naquele que se aproxima de mim – qualquer que seja o seu pedido ou a sua oferta – um mensageiro de Deus. Todavia, alguns aproximam-se para nos fazerem mal. Jesus está consciente disso, ao dizer-nos estas palavras depois de anunciar a traição de Judas. Mas Ele também nos diz: “Amai os vossos inimigos, orai por aqueles que vos perseguem” (Mat.5,44). Poderá o amor ir até esse ponto ? “Odeia o pecado, mas ama o pecador”, diz STO. Agostinho.

Meditações Bíblicas”, tradução dos Irmãos Dominicanos da Abadia de Saint-Martin de Mondaye (Suplemento Panorama, Edição Bayard, Paris). Selecção e síntese: Jorge Perloiro.