BTO. CÉSAR DE BUS ENCARNAÇÃO (1544-1607). De família nobre fundadou a “Congregação dos Padres da Doutrina Cristã” para o ensino catequético e escolar dos jovens. Florescente durante muito tempo esta congregação desapareceu com a Revolução Francesa. Foi beatificado pelo papa S.João Paulo ll, em 1975.
Actos dos Apóstolos 5, 17-26 ; Sal 33, 2-9 ; João 3, 16-21
“DE MANHÃ CEDO ELES COMEÇARAM A ENSlNAR…” (Act.5,17-26).A descrição da actividade dos Apóstolos no Templo de Jerusalém é notável, pois ela é quase idêntica ao que Jesus fazia e dizia: “De madrugada Ele voltou ao Templo (…) e pôs-Se a ensinar”(João 8,2). O testemunho dos Apóstolos consiste primeiro em seguirem Jesus prolongando a Sua acção, fazendo ressoar a Sua palavra. Nós não sabemos exactamente o que diziam, mas a ordem do anjo esclarece-nos: “Anunciai ao povo a Palavra da Vida” (Actos 5,20). Jesus já não ensinava no Templo porque os inimigos O tinham morto, mas os Seus discípulos sabiam que Ele atravessara a morte e que Deus lhE restituira a vida em plenitude. Ao anunciar Jesus desde a aurora, é a vitória da vida sobre a morte que eles proclamam. JULGAR O MUNDO ? O texto de João parece hesitar a respeito deste Julgamento. Deus há-de vir julgar o mundo e condená-lo porque as suas obras são más? O versículo 17 não permite porém qualquer ambiguidade: “Deus enviou O Seu Filho ao mundo, não para o julgar mas para que, por Ele, o mundo seja salvo”. Este é o paradoxo : Se Deus julgasse o mundo só poderia condená-lo por causa do seu pecado. Mas Deus, na Sua justiça, quer dar a salvação a todos os homens ; basta para isso que creiam nO Filho único que ilumina a sua vida com a luz de Deus. Assim serão os próprios homens a entrarem em julgamento, em grego:“krisis”(crise), porque têm que optar por ou contra O Filho, que acreditar ou não n’Ele.
Meditações Bíblicas”, tradução dos Irmãos Dominicanos da Abadia de Saint-Martin de Mondaye (Suplemento Panorama, Edição Bayard, Paris). Selecção e síntese: Jorge Perloiro.