QUARTA-FEIRA – 25/MARÇO/2015 ANUNClAÇÃO DO SENHOR

Drawing (5)Isaías 7, 10-14; 8, 10 ; Sal 39, 7-11 ; Hebreus 10, 4-10 ; Lucas 1, 26-38

“TU PREPARASTE-ME UM CORPO…” (Heb.10,4-10) . O Salmo (39,7) aqui citado por Paulo, tem em hebraico um texto diferente: “Tu abriste-me os ouvidos para escutar”, que a versão grega traduz por: “Tu preparaste-me um corpo”. Não se trata portanto apenas do profeta a quem a palavra de Deus trabalha e torna atento à Sua vontade, mas também do salmista que apresenta o seu corpo, toda a sua pessoa, como sendo moldada por Deus, para oferenda à Sua vontade. Assim, o salmista vai anunciar aos irmãos o amor e a salvação oferecidos pelO Senhor. Para Paulo, Cristo fez a oferta do Seu corpo, da Sua vida até à morte, para manifestar que a partir de agora mais nenhum sacrifício é necessário: Ele deu toda a Sua humanidade para n’Ele todos sermos perdoados.

MARlA, COM O SORRISO DA SUA LlBERDADE SOBERANA (Lucas 1,26-38). No Seu projecto de salvação, Deus apela a Maria. O que Ele lhe propõe por intermédio do anjo Gabriel situa-se no futuro, e a sua realização depende da resposta de Maria. E acontece a maravilha : com um sorriso de liberdade soberana Maria diz “Sim” e, logo se abrem a Deus as portas do seu coração e corpo. Assim nos foi dado Jesus, o mais belo Filho dos homens. Quantos projectos magníficos não terão sido abortados porque as portas do nosso coração se en-contram fechadas ! Peçamos a Maria que aquilo que se “passa” nas nossas vidas esteja muito mais de acordo com a palavra de Deus do que com os nossos desejos, entregues a si mesmos. Maria tem um único projecto : o projecto de Deus sobre ela. Por isso, é a nossa irmã mais velha. Pegando-nos na mão, ela é a primeira no caminho e ajuda-nos a melhor fazermos a vontade de Deus, e, sem nos dar lições, com o sorriso da sua liberdade soberana conduz-nos, com ela, à nossa. “Faça-se, cumpra-se, a justíssima e amabilíssima Vontade de Deus sobre todas as coisas!

Meditações Bíblicas”, tradução dos Irmãos Dominicanos da Abadia de Saint-Martin de Mondaye (Suplemento Panorama, Edição Bayard, Paris). Selecção e síntese: Jorge Perloiro.