SEXTA-FEIRA – 20/MARÇO/2015

SantaMariaJoseDoCoracaoDeJesusSÃO SERAPIÃO (370). Monge egípcio, bispo de Tmuís no delta do Nilo, foi discípulo de STO. Antão e amigo de STO. Atanásio.  Combateu vigorosamente o arianismo (negador da divindade de Cristo) e o macedonismo (negador da divindade dO Espírito Santo).  S.Jerónimo inclui-o na sua obra “Viris Illustribus” e, por ele sabemos, que escreveu orações sacramentais, comentários dos salmos e um excelente livro contra o maniqueísmo.

STA. MARlA-JOSÉ DO CORAÇÃO DE JESUS (1842-1912). Estava nas “Servas de Maria” quando teve que tratar doentes atingidos pela peste em Madrid, Medina del Campo e Osuña. Esta experiência levou-a a fundar uma nova família religiosa – Instituto das “Servas de Jesus”- para cuidar dos enfermos, em casa e nos hospitais. Distinguiu-se pelo seu amor à Eucaristia e aO Sagrado Coração de Jesus ; por uma profunda adoração do Mistério da redenção e uma íntima participação nas dores de Cristo e na Sua Cruz ; pela sua total dedicação ao serviço dos doentes, num espírito contemplativo.  Foi canonizada em 2000.

Sabedoria 2, 1a. 12-22 ; Sal 33, 17-21. 23 ; João 7, 1-2. 10. 25-30

“VÓS CONHECEIS-ME?…” (João 7,1-2.10. 25-30). Procuram matar Jesus. Como um torno que se vai apertando. Espiam Jesus, denunciam-nO, comentam as Suas palavras e os Seus actos. Uma violência surda cresce pouco a pouco. Esta ameaça é o fio condutor que liga todos os episódios das curas do evangelho de João. Mas Jesus continua livre! Ele devolve os  homens às suas próprias interrogações e não tem medo de reafirmar o cerne da Sua missão : Ele é O enviado dO Pai que traz a vida. Claro que nós julgamos conhecer Jesus!  Sabemos de onde Ele é : Jesus, filho de José, carpinteiro de Nazaré ; Jesus-Cristo, O Filho amado dO Pai.  Nascido dO Pai antes de todos os séculos.  Verdadeiro Deus, nascido de Deus verdadeiro. Gerado não criado, da mes- ma natureza que O Pai.  Por Ele tudo foi feito.  Desceu do céu, matámo-lO e subiu ao céu, depois de ressuscitar dos mortos. Mas após dizer tudo isto -que é certo, belo e bom – que foi que dissemos?  Será que podemos pretender conhecer, na verdade, Jesus ?

“SE O JUSTO É O FlLHO DE DEUS…” (Sab.2,18). Os que perseguem o inocente procuram justificar-se com uma insinuação diabólica: põem em causa o elo que une o homem de fé ao seu Deus ; tal como no Salmo 21,9: “Confiou nO Senhor, Ele que o livre”, a insinuação recai sobre o próprio Deus, que não intervém para salvar o seu servo sofredor. É assim que o diabo porá Jesus à prova: “Se Tu és O Filho de Deus…”. Desde o começo, o estratagema da serpente consistiu em fazer germinar a suspeita (Génesis 3,5): e se Deus nos enganar? Antes de Jesus, já o autor desconhecido do Livro da Sabedoria re-envia aos inimigos a sua insinuação: eles não conhecem os segredos de Deus ; eles são incapazes de compreender que O Seu Amor é mais forte que o ódio deles, mais forte que todos os aparentes fracassos e até do que a morte.

Meditações Bíblicas”, tradução dos Irmãos Dominicanos da Abadia de Saint-Martin de Mondaye (Suplemento Panorama, Edição Bayard, Paris). Selecção e síntese: Jorge Perloiro.