TERÇA-FEIRA – 17/MARÇO/2015

QueresFicarCuradoSÃO PATRíCIO (390-461). Inglês, missionário da Irlanda e seu primeiro bispo  e actual Padroeiro. Promoveu a confissão individual em vez da comunitária.

Ezequiel 47, 1-9. 12 ; Sal 45, 2-3. 5-6. 8-9 ; João 5, 1-16

O GRANDE PROJECTO DE DEUS (Jo.5,1-16). Se tivéssemos uma lâmpada de Aladino quais seriam os três pedidos que faríamos ?   Certamente pediriamos saúde, prosperidade e felicidade. Foi isto que Jesus propôs ao paralítico na piscina de Betsabé : “Queres ficar curado?”. Esta história podia ter ficado por aqui, mas ela continuou. Porquê ?  Porque, se de facto “a glória  de Deus é o próprio homem” -segundo a bela expressão de STOIreneu de Lião – “a vida do homem é a visão de Deus”.  Ora, “Se a tua vista está doente, todo o teu corpo andará mergulhado nas trevas! “Se as luzes que há em ti forem trevas, que trevas profundas elas serão!”. E, como privados de olhos tacteamos, em virtude dos nossos crimes contra Deus serem tão numerosos, também os nossos pecados darão testemunho contra nós (Isaías 59,10-12). Na verdade, “os olhos dos orgulhosos estão obscurecidos”; sendo assim, como nos será possível ver a Deus? Razão porque Jesus, ao reencontrar o paralítico que curara, lhe abre os olhos para uma realidade maior: “Agora que estás curado, não voltes a pecar”.

Meditações Bíblicas”, tradução dos Irmãos Dominicanos da Abadia de Saint-Martin de Mondaye (Suplemento Panorama, Edição Bayard, Paris). Selecção e síntese: Jorge Perloiro.