Oseias 6, 1-6; Sal 50, 3-4. 18-19. 20-2; Lucas 18, 9-14
“ELE DAR-NOS-Á A VIDA…” Na 1ª parte do texto de Oseias atentemos no alcance profético das suas palavras e, ao mesmo tempo, na leviandade com que os Israelitas as escutam. A importância deste texto é tal, que a Igreja o assumiu para nos convidar à autêntica conversão – a do coração – e proclamar a Sua fé no mistério pascal: a inserção na morte e ressurreição de Cristo. Mas a maior lição de hoje (Luc.18,9-14) é que Deus não se deixa enganar com a profissão de fé dos nossos lábios farisaicos, por mais inspirado pelO Espírito Santo que seja o texto ou a oração que recitemos.
É que Deus vê o fundo dos corações, e é aí onde Ele vem ao nosso encontro e deseja ser encontrado. Eis para nós um grande motivo de acção de graças e, ao mesmo tempo, uma séria chamada de atenção. Obrigado meu Deus pelo urgente apelo da Tua Palavra, pelo Teu convite para vencer a distância que existe entre os meus lábios e o meu coração. De facto, a viagem é tão longa que vai durar toda a minha vida. Trabalho de oração e de verdadeira conversão, para passar da liturgia exterior à liturgia interior, sem a qual a primeira se assemelhará ao jogo do fariseu. Vamos pois descer os degraus do nosso coração, afim de plenamente nos identificarmos com o publicano, conscientes do nosso pecado. “Piedade para mim, meu Deus, no Teu amor!”
“Meditações Bíblicas”, tradução dos Irmãos Dominicanos da Abadia de Saint-Martin de Mondaye (Suplemento Panorama). Selecção e síntese: Jorge Perloiro.
Deverá estar ligado para publicar um comentário.