1ªSEXTA-FEIRA – 6/MARÇO/2015

SantaColetteSTA. COLETTE (1381-1447). Reformou os mosteiros de Clarissas restituindo-lhes o rigor desejado por STA. Clara. A devoção a Santa Coleta para obter a graça de um bom parto vem do facto de sua mãe a ter gerado em idade muito avançada. Além disso, STA. Coleta teve especial veneração pela Encarnação e Nascimento de Jesus. Assim, as Clarissas divulgam esta devoção porque, recorrendo à intercessão de STA. Coleta, muitas mulheres grávidas recebem a graça de ter um feliz parto e dar à luz uma criança saudável.

Génesis 37,3-4.12-13a.17b-28; Sal 104,16-21; Mateus 21,33-43.45-46

A PROVlDÊNCIA DE DEUS ESTÁ CHEIA DE SURPRESAS! (Lucas 16,19-31). Como poderia Jacob imaginar que José, o seu filho querido, seria vítima da inveja dos irmãos? Como poderia o proprietário da vinha pensar que aqueles vinhateiros arrendatários não respeitariam o seu filho único, ao ponto de o matarem? Com maioria de razão, como pode alguma vez Deus deixar de amar os seus filhos? “Onde o pecado se multiplicou, afirma Paulo, a graça superabundou” (Romanos 5,20). Traído pelos seus irmãos, José salva-os da fome. “A pedra regeitada pelos construtores”, Cristo, torna-Se “a pedra angular”. Não percamos a coragem perante a violência presente em nós e à nossa volta. Deus tem muitas alternativas, muitas graças, para nos conceder!

“Meditações Bíblicas”, tradução dos Irmãos Dominicanos da Abadia de Saint-Martin de Mondaye (Suplemento Panorama, Edição Bayard, Paris. Selecção e síntese: Jorge Perloiro.