QUARTA-FEIRA – 25/FEVEREIRO/2015

STOS. LUíS VERSlGLlA (Bispo) e CALlSTO CARAVÁRlO (1930). Padres Salesianos, missionários na China e aí martirizados (fuzilados) por piratas bolchevistas que assaltaram o barco que os conduzia numa visita pastoral. Acompanhavam-nos dois rapazes e três raparigas, uma delas catequista. Os piratas espancaram os missionários que se opunham ao abuso das mulheres e raptaram-nas. O papa S. João-Paulo ll beatificou-os em 1983 e canonizou-os no ano 2000.

STA. WALBURGA (710-779). Missionária anglo-saxónica, abadessa no convento beneditino “duplo”- de homens e mulheres – de Heidenheim, era sobrinha de S.Bonifácio (apóstolo da Alemanha) e irmã de dois santos (S.Vilibaldo (700-87) e S. Vinibaldo (701-761)). Foi canonizada pelo papa Adriano ll, em 870.

Jonas 3, 1-10 ; Sal 50, 3-4. 12-13. 18-19 ; Lucas 11, 29-32

40 DlAS PARA ESCUTAR DEUS (Jonas 3,1-10). Pelos testemunhos de Jonas e de Jesus, Deus faz-nos um apelo urgente à conversão. Se qualquer conversão implica escutar a voz d’Aquele que, primeiro, nos espera, ela supõe também responder-lhE pessoalmente com o empenho de tudo o que somos e temos, numa mudança por vezes bem laboriosa e difícil da orientação dos nossos desejos. Procuremos aproveitar o tempo da Quaresma para discernir o que nos impede de escutar O Deus que nunca Se cansa de nos falar no mais íntimo do nosso ser ! Saboreemos, em cada dia, alguns instantes de verdadeiro silêncio, deixando vazio o espaço onde O Absolutamente-Outro saberá surpreender-nos.

“CLAMEM A DEUS…”(Luc. 11,29-32). Desde 4ª feira de Cinzas, já passou uma semana que O Profeta (Jesus) percorre as nossas vidas, e este profeta é bem maior que Jonas. Nós apenas recebemos um pouco de cinza ; o rei de Ninive sentou-se sobre a cinza dizendo: “Clamem a Deus com força e cada um converta-se do seu mau caminho e das violências que há nas suas mãos” (Jonas 3,8). Talvez aguardemos um sinal, mais decisivo, que deveras obrigue a pôr-nos a caminho ! Esse sinal, que coagiria a nossa vontade, nunca virá: teremos apenas o sopro frágil da Sua Palavra, a banalidade de um pouco do Seu pão, o amor incerto do próximo que Ele nos deu. Então, é necessário repetir, apoiando-nos na fé da Igreja : “Eu creio, Senhor ! Socorre a minha falta de fé !” (Marc.9,23-24).

Meditações Bíblicas”, tradução dos Irmãos Dominicanos da Abadia de Saint-Martin de Mondaye (Suplemento Panorama, Edição Bayard, Paris). selecção e síntese: Jorge Perloiro.