SÁBADO – 21/FEVEREIRO/2015

BanqueteEmCasaDeLevi_BqS. PEDRO DAMlÃO (1007-72). Monge da Ordem dos Camaldulenses, Cardeal-bispo de Óstia, defensor da reforma do clero e dos mosteiros. Doutor da Igreja, deixou numerosos escritos a papas e anti-papas, ao imperador Henrique lll, a abades e abadessas, doutrina e sermões, numa época em que os escândalos abundavam.

Isaías 58, 9b-14 ; Sal 85,1-6 ; Lucas 5, 27-32a

UMA GRANDE RECEPÇÃO (Luc.5,27-32a). Mateus (também chamado Levi) deixa tudo e dá um magnífico banquete em casa. Verdadeiro símbolo dos comportamentos quaresmais que nos são propostos : de abandonos criativos. “Esvaziar-se” para poder receber. Se se estiver cheio de si, preocupado com os próprios negócios, como será possível acolher os minúsculos momento da vida vendo nêles um presente, uma graça pela qual convém dar graças? Na medida em que imitarmos Cristo – que sendo de condição divina Se aniquilou na Cruz – na livre entrega do pouco que julgamos ter, entraremos numa esplêndida herança de superabundâcia e exaltação.

“Meditações Bíblicas”, tradução dos Irmãos Dominicanos da Abadia de Saint-Martin de Mondaye (Suplemento Panorama, Edição Bayard, Paris). Selecção e síntese: Jorge Perloiro.