B.TO JOSÉ ALLAMANO (1851-1926). Fundou em 1901 o instituto “Missões da Consolata” e, em 1910, o das “Irmãs Missionárias da Consolata”. Foi canonizado em 1990 por S. João-Paulo II.
IB.TO SIMÃO DE CÁSSlA (1295-1348). Simão Fidati, natural de Cássia, Itália, foi ao tempo um grande pregador Agostinho. O amor à contemplação, simplicidade e obediência religiosa constituiam as regras fundamentais da sua conversão contínua “do bom para o melhor”. Morreu na peste de 1348 e está sepultado na Basílica de S.TA Rita, em Cássia.
Génesis 4, 1-15. 25 ; Sal 49,1. 8.16bc-17. 20-21 ; Marcos 8,11-13
“PORQUÊ ESSE ROSTO TÃO ABATIDO…?” (Génesis 4,1-15.25). Caím não compreende porquê Deus aceita as oferendas do irmão e não as suas; o leitor também não. Porquê algumas pessoas parecem ser cumuladas de bençãos enquanto outras sofrem em vão? Deus não dá explicações e diz a Caím para “não fazer má cara” e não ficar abatido na provação. Pelo contrário, convida-o a levantar a cabeça, a ver de outro modo o irmão e a vontade diferente de Deus sobre cada um. Porquê deixar-se invadir pela inveja e ódio que matam? As diferenças entre os homens causam rivalidades, são elas que abrem as portas ao pecado, bichinho sempre anichado à porta do nosso coração.
É-nos dito que ergamos a cabeça para ver mais longe e apreciar melhor o que Deus dá a todos.
QUE SINAIS ? (Marcos 8,11-13). No evangelho os fariseus pedem a Jesus “um sinal vindo do céu”. Tê-lo-iam recebido, mas não era um sinal que buscavam porque só queriam emboscar Jesus. Eles tinham à sua frente esse Sinal do céu mas não o sabiam e não conseguiam vê-lO nem compreendê-lO. Nós pedimos um sinal, sinais, e eles estão à nossa mão: na Palavra e nos sacramentos, através do encontro do outro em que O Outro absoluto, que é Deus, vem inscrever-Se. Procuremos aprender a ver e escutar mais profundamente, para poder “ler” os sinais.
“Meditações Bíblicas”, tradução dos Irmãos Dominicanos da Abadia de Saint-Martin de Mondaye (Suplemento Panorama, Edição Bayard, Paris). Selecção e síntese: Jorge Perloiro.
Deverá estar ligado para publicar um comentário.