S.PAULO MIKKI e CC.(1597). S. Francisco Xavier chegou ao Japão em 1545 e, graças ao trabalho dos missionários jesuítas, 20 depois existiam já 200.000 cristãos nas ilhas, entre os quais muitos nobres e senhores feudais. Em 1588 os missionários receberam ordem de expulsão e em 1592 a perseguição intensificou-se. O número dos mártires foi de 26 (3 jesuítas japoneses, 17 leigos, incluindo três meninos de coro ajudantes na missa). Após tortura prolongada foram todos crucificados numa colina cerca de Nagasáki.
Hebreus 13,1-8 ; Sal 26, 1. 3. 5. 8b-9 ; Marcos 6,14-29
“PEDE-ME O QUE TU QUlSERES…” (Marc.6,14-29). Herodes, uma triste figura prisioneira do olhar dos outros : o severo João Baptista, a bela Salomé, a rancorosa Herodíade, os convidados de crítica fácil. Sobretudo tinha a soberba dum amor próprio que o impedia de se desdizer, ao preço da cabeça de João ! Nós somos capazes de compreender a que ponto o amor próprio nos pode tornar cobardes. É um amor mal aplicado, não por ser amor de si, mas por ser um amor à imagem lisongeira de nós mesmos para mostrar aos outros. Ora, é necessário amar-se a si mesmo por aquilo que se é. Se as pessoas que conhecemos nos amam como nós somos, com os nossos defeitos, como duvidar que somos amados por Deus, mesmo quando somos pobres pessoas ultrapassadas pelos acontecimentos.
Meditações Bíblicas”, tradução dos Irmãos Dominicanos da Abadia de Saint-Martin de Mondaye (Suplemento Panorama, Edição Bayard, Paris). Selecção e síntese: Jorge Perloiro.