TERÇA-FEIRA – 3/FEVEREIRO/2015

SaoBrasCuraUmaCriancaS. BRÁS (316). Este médico cristão recebia os doentes numa caverna para onde se tinha retirado. Eleito bispo de Sebaste (Arménia), recusou adorar os ídolos e foi decapitado durante as perseguições do imperador Licínio.

SANTO ÓSCAR (ANSCÁRIO) (801-65). Nascido em França, evangelizou a Dinamarca mas com pouco fruto e foi só em Schleswig-Holstein que teve bom acolhimento. Terminou a vida como bispo de Bremen, onde também levara o cristianismo.

Hebreus 12,1-4 ; Sal 21, 26b-28. 30-32 ; Marcos 5, 21-43

OS OLHOS FIXOS EM JESUS (Hebr.12,1-4). Paulo exorta os crentes a guardarem “os olhos fixos em Jesus”, origem e termo da sua fé. A vida, e até a nossa vida de fé, sentimo-la muitas vezes como uma “prova”. Como é pesada a cruz ! A epístola convida-nos a meditar no“exemplo d’Aquele que a suportou” para entrarmos na fortaleza de Cristo. Com Ele, por Ele e n’Ele, nós vencemos as provas quotidianas. Paulo convida-nos também a relançarmos a nossa vida sacramental. De facto, onde encontrar o apoio de Cristo para suportar a doença, senão na unção dos doentes? Onde encontrar apoio para vencer o pecado, senão no sacramento da reconciliação ? Onde encontrar um sustento quotidiano e essencial, senão na eucaristia?

“CRÊ SÓMENTE…” (Marcos 5,21-43). Quantas mulheres, na enorme multidão que se apertava ao redor de Jesus! Todavia, Jesus não viu senão aquela que lhE tocara ao de leve no Seu manto. Nessa mulher em estado de impureza legal, intocável portanto, Ele constata o poder da fé : “Minha filha, a tua fé te salvou !” Jesus salva-a da doença e da exclusão social. Agora, Ele ouve dizerem a Jairo: “A tua filha acaba de morrer”. Isso significava também, segundo a concepção daquele tempo: a tua filha tornou-se legalmente impura, intocável, excluida para sempre da vida social. Mas Jesus apela de novo ao poder da fé:“Crê apenas!” Acredita no poder da ressurreição, sinal dO Meu Reino… E nós? Será que cremos verdadeiramente que a ressurreição de Jesus é capaz de derrubar os múltiplos muros de exclusão que nos separam?

Meditações Bíblicas”, tradução dos Irmãos Dominicanos da Abadia de Saint-Martin de Mondaye (Suplemento Panorama, Edição Bayard, Paris). Selecção e síntese: Jorge Perloiro.