QUARTA-FEIRA – 28/ JANEIRO/2015

OSemeadorSaiuASemearS. TOMÁS DE AQUINO (1225-74). Dominicano, aluno de STO. Alberto Magno, professor na Itália e na França. Doutor da Igreja, com obra monumental audaciosa que renovou a filosofia e a teologia.

S. JOSÉ FREINADEMETZ(1852-1908).“O amor é a única linguagem que todos os povos en tendem”, dizia este missionário austriaco, membro da “Sociedade do Verbo Divino”, que, durante trinta anos se dedicou a evangelizar a província de Xantung, a nordeste da China.

Hebreus 10, 11-18 ; Sal 109, 1-4 ; Marcos 4,1-20

“PARTE DA SEMENTE CAIU EM TERRENO PEDREGOSO…”(Marcos 4,1-20). Porquê não semear tudo em boa terra? Notemos primeiro que o semeador não semeia voluntariamente na beira do caminho, no solo pedregoso ou nos espinheiros: é a semente que aí cai. Mas quando o semeador é O Senhor não poderia Ele impedir o mau destino de certos grãos? Se Ele não os desvia na queda, é porque sabe que a própria pedra pode vir a ser fértil, o caminho pode deixar de ser pisado e os espinheiros podem ser arrancados. “Se não fosse assim, o divino semeador não teria distribuido a Sua semente nestes terrenos”, diz S. João Crisóstomo. Deus tolera o Mal, porque sabe poder salvar-nos se a isso nos dispusermos.

OS FRUTOS DA SANTIDADE. A amplitude da obra de S.Tomás torna-a uma terra rica, seara abundante, capaz de alimentar gerações de crentes. Confrontado com uma questão difícil, o doutor angélico não hesitava em bater à porta do tabernáculo e pedir a Deus que lhe esclarecesse a mente. A “Suma Teológica” ficará inacabada. Ao celebrar a eucaristia, S.Tomás teve uma experiência tão forte que renunciou a ditar o seu “Tratado dos fins últimos”. Apreciemos os frutos da sua santidade, intelelectualmente certos, mas sobretudo sólidamente enraízados no bom terreno de Jesus, lavrado com muito carinho e humildade.

“Meditações Bíblicas”, tradução dos Irmãos Dominicanos da Abadia de Saint-Martin de Mondaye (Suplemento Panorama, Edição Bayard, Paris). Selecção e síntese: Jorge Perloiro.